quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Como Evitar Espinhas: Experiências e Dicas de Adolescentes


Por Kelly Magda Santana.

A melhor maneira de se evitar espinhas é cuidando bem da alimentação e do rosto, pois ambos são muito importantes para a pele. Segundo os dermatologistas, lavar o rosto duas vezes ao dia ajuda a diminuir a oleosidade da pele; vitaminas e nutrientes são fundamentais para manter a pele sempre saudável. 
Os médicos destacam que cada caso é um caso: uns podem ser por causa da alimentação, outros pela oleosidade da pele ou problemas hormonais.  

A única maneira de livrar-se de um cravo é removendo-o de forma correta, segundo sugestões de populares. O ideal seria procurar um bom dermatologista e saber qual é a verdadeira causa da acne. 
A maioria das pessoas que possuem acne não tem esse conhecimento. 
Do meu ponto de vista, a melhor maneira de livrar-se da acne é espremendo-a, e logo depois, aplicar ao rosto um bom adstringente - loção contendo produtos químicos que fecham os poros e os mantêm livre das bactérias. 

O ideal seria que o SUS (Sistema Único de Saúde) oferecesse tratamento gratuito às pessoas que sofrem com a acne, ou mesmo, palestras que informassem melhor a população, assim, o problema se resolveria, em parte.
Afinal, ter uma pele bem limpa e uma boa autoestima são fatores importantíssimos na juventude.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Como Evitar Espinhas: Experiências e Dicas de Adolescentes


Por Cibele Ribeiro.

Prevenir é melhor que remediar. Assim, mantenha a face limpa o máximo possível, e caso tenha uma pele problemática, use um sabonete adequado.

A fase da adolescência é uma das melhores em nossas vidas, porém, é nesta fase que passamos por vários problemas, entre eles o pior: espinhas.
Muitos médicos dizem  que o principal fator que causa espinhas são os hormônios, descontrolados devido à puberdade.

Conversando com meus colegas, percebi que a maioria utiliza uma pomada própria para espinhas, chamada “Acnase”.
Antigamente, não eram muitos os meios de tratamento para espinhas, então, a maioria dos adolescentes daquela época utilizavam produtos para a pele chamados “Minâncora”.
Entrevistando colegas descobri que os anticoncepcionais controlam os hormônios, ajudando na redução do surgimento de espinhas.
Várias pessoas usam e abusam de cremes esfoliantes, porém, deve-se usar o tipo correto para cada pele, afirmam os dermatologistas.

A acne não tem cura, mas, pode ser controlada. A seguir, alguns cuidados necessários para o controle das acnes: pouca exposição ao sol forte; higienização da pele; cuidados com a alimentação; uso diário de protetor solar; entre outros.
Tentar espremer espinhas ou qualquer tipo de tratamento que agrida diretamente a pele, deve ser feito por um Dermatologista qualificado.

É necessário saber, que alguns medicamentos podem servir ou não para certas pessoas. Por isso devemos procurar um médico qualificado, para que o mesmo aplique o correto tratamento.


Sinais de esperança


 Crônica 
Por Edilayne de Oliveira Arruda 

Janeiro de 2009. Fazia um calor insuportável, procurei refrescar-me tomando um refrigerante em um café-bar. 

Assentei-me à mesa do canto esquerdo e lá no cantinho direito vejo meu professor bebendo cerveja. Nunca havíamos tido a oportunidade de conversar fora das aulas. Decido aproximar-me e puxo conversa; pela primeira vez falamos sobre coisas inesperadas, como o preço das coisas, porém, logo presumi que teria que pagar a conta dele. Ele, parecendo não lembrar de minha fisionomia, pergunta: 
-Quem é você? O que faz? 
Bebe um gole de cerveja, olha-me como se eu fosse uma criança desprotegida e  com ar de compaixão me pergunta sorrindo: 
 possível ter esperança e ser feliz em nossos dias?  
Calei-me! 

Desde então, percebi que ele ficou em silêncio, pensativo, após ter proferido tais palavras. Depois de um breve silêncio respondo: Sim, só depende de nós mesmos... 
Perguntei-lhe: Que esperança resta para seu filho? 
Meu professor se mexeu muito na cadeira por uns instantes, seus olhos brilharam, mais úmidos e, de repente, sofri por ter feito pergunta. Ele, tentando dizer algo, levanta-se enquanto uma lágrima rebelde sai de seus olhos, e afasta-se de mansinho. 

No dia seguinte, o procuro e fico sabendo que seu filho estava se autodestruindo com drogas. 
Assim, pude entender o porquê de sua desesperança e falta de fé. Passou alguns dias e novamente o encontro em uma igreja, juntamente com seu filho, porém, desta vez, notei um olhar de esperança. Pareciam começar uma nova etapa em suas vidas. Algo divino! Jamais esquecerei aquela cena, e a última imagem que guardei, foi o sorriso que deu ao filho.