quinta-feira, 24 de maio de 2012

Minha terra tem um bosque



  Por Monique de Freitas Marques  2° B
 
Minha terra tem um bosque,
Onde eu gostava de ficar;
Ouvindo o som dos pássaros
Alegres a cantar.

Com o desmatamento
O bosque está sem graça
Os pássaros que cantavam ali
Saíam de manhãzinha

Nossos céu ainda é lindo
Com estrelas a brilhar
Mas o ar está poluído
E o gás carbônico não para de aumentar.

No meio das montanhas,
Nasce o sol de todo dia;
Mas com tanta tecnologia,
Passam a noite gastando energia

A comunicação era essencial
O respeito era um prazer;
Mas no século XXI,
Os filhos não querem saber
Para eles o prazer
É  Facebook, MSN ou beber.

Minha terra não tinha drogas
Os filhos respeitavam os pais
Agora surgiram leis
Os pais não podem educar mais

Os papéis se inverteram
As drogas estão por todo lugar
Mas, ainda há esperança
Tudo isso vai mudar
E muitos, sua pátria vai honrar


 

quarta-feira, 23 de maio de 2012

O Brasil é minha terra


O meu Brasil

Por Fábio Arguero – II Ano B

Berço da minha infância
Onde as florestas eram cheia de árvores
Até aparecer o desmatamento
Onde pássaros cantavam
Até chegar os caçadores


Os rios eram limpos
Até chegar os pescadores
Que começaram a poluir
Aquele rio que era magnífico
Hoje está poluído
Continua morrendo peixes grandes e bonito


Amanha não pode ter
Nem mesmo água para beber
Podemos perder a qualquer momento
Aí sim será um tormento.


Ninguém sabe economizar
Mesmo sabendo que vai faltar
Sofrerão as consequências
Dos próprios atos sem pensar


Tudo era belo
Agora está tudo sem graça
Sinto saudade de tudo
Porém o que me conforta
É a esperança de mudança .


Brasil do Futebol

Por Rodrigo Patrício – II Ano A
Minha terra é conhecida
Como país do Futebol
Onde craques se revelam
No campo de futebol
O Ronaldinho já passou        
Ronaldo se aposentou
Agora Lucas e Neymar
Se preparam pra dar show
Agora lá vem a copa
Prepare seu coração
Vamos ver o Brasil
Ser Exa Campeão
A cada time
Uma paixão
A cada gol
Uma emoção
Vamos meu Brasil
Salve a nossa seleção!

A vida não é fácil
 A cada jogo
Uma decisão
Mas, bola pra frente
Bóra, bóra  meu Brasil
Vamos ser Campeão
Por isso que eu digo
Com um orgulho profundo
Que o meu Brasil é o melhor lugar do mundo.

domingo, 20 de maio de 2012

Um novo sertão

Por: Autor: Claudio Altair B. Lorente

 Naquela manhã de agosto, em uma pacata vila com poucas casas de várias cores, algumas já descoradas pelo tempo seco e o sol escaldante que castigava duramente aquela região do sertão nordestino, passeava uma família de negros observando tudo ao seu redor. De repente, param em frente a praça central daquela vila e avista algumas plantas verdes que sobrevivia à terrível seca.

Dias se passaram e a chuva cai torrencialmente, a seca desaparece por uns dias, tudo volta ao normal, as pessoas ficam felizes com a fartura de água, as plantas começam a nascer do chão batido, sozinhas, por si só, plantas nativas, que embelezam a paisagem do lugar, tudo era vida naquele lugar, a família ali se instalam para morar definitivamente.
Mas, todos lembravam que dias antes não era assim, aquela vila estava em decadência, prejudicada pela falta de água, muitos moradores não tinha água para fazer comida ou dar de beber ao gado que morria aos poucos por falta do pasto, continuou assim durante muitos meses.                                                                 
Atualmente a prefeitura de uma cidade vizinha recebeu recursos e decidiu ajudá-los, puxaram água de um riacho para abastecer a vila e desde esse dia a vila se está cheia de alegria com o florescer repentino das árvores, das flores e de “... tudo em que se plantando dá”, como disse Caminha ao Rei D. Sebastião quando chegaram ao Brasil. A paz e a traquilidade voltou a reinar naquele lugar.





sábado, 19 de maio de 2012

Meninas sob o olhar dos meninos


Por Rogério Ramos de Souza - I Ano A

 Preparem-se para entrar em um universo desconhecido, denominado “Universo Feminino" onde seu pior inimigo homem, é o ser identificado como mulher no período da TPM, período em que a terceira Guerra Mundial ocorre em sua própria casa, elas fazem com que o chocolate quase entre em extinção nos supermercados, não podemos perguntar ou ao menos falar  nada, sem que elas se estressem .
  Mas, mesmo assim nós meninos amamos vocês, pois, as meninas têm tantos olhares diferentes, quando estão felizes, tem aquele olhar meigo, quando sentem ciúmes levantam as sobrancelhas demonstrando que estão nervosas, às vezes disfarçam por fora, mas por dentro estão se corroendo de raiva.
Mas, quando realmente estão apaixonadas não conseguem disfarçar, vocês olham para o ser amado, dão um sorriso tímido, arrumam o cabelo disfarçadamente e depois olham para baixo. Conhecemos vocês...
  Pelo fato de meninas terem sentimento mais frágil que os meninos, isso as torna alvo fácil para nós meninos. E alguns meninos sabem disso e acabam se aproveitando dessa vantagem, usando contra vocês mesmas. Na maioria das vezes as meninas também iludem os meninos, até sem perceber.
 Resumindo, vocês são perfeitas em todos os sentidos, finalizo dizendo que são tudo de melhor que poderia existir, por isso, sejam felizes, não deixem sua felicidade ser roubada por qualquer menino, não entregue seu amor a qualquer um, pois não são todos que são dignos de merecer vocês.

Meninas românticas e sonhadoras

Por: Adrian, Claudia, Daniele, Kamilla Rezende e  Rogério – I Ano A
De acordo com o dicionário iludir é ter como verdadeiro o que é falso, ou seja, enganar, mas no dicionário masculino, podemos dizer que iludir quer dizer "Eu te amo da boca pra fora”.
 Quem nunca teve uma ilusão amorosa ou se sentiu iludido? Na maioria das vezes são as mulheres, não sabemos se é pelo fato de serem mais sentimentais ou sensíveis, os meninos, raras  vezes também se sentem iludidos,  mas na maioria das vezes são eles que nos iludem.
  Meninos vocês simplesmente têm feitiço no olhar, sabem  seduzir e conquistar uma mulher com se fosse o último biscoito do pacote, e o duro é que caímos nessa  armadilha, vocês chegam se achando o " dono da cocada preta ", jogando um olhar sexy, sem falar na cara de pau. Por que será que nos enganam tanto? E o “eu te amo?” Será que é amor é verdadeiro?
  O que nós meninas somos para vocês?Sabemos que só querem curtição, entra no Facebook , vai para uma festa, façam de tudo, mas menos enganar o nosso coração, mas não adianta, assim que ganham nosso amor e confiança somem do mundo e  nem o FBI consegue encontrar.
  Nessa fase, entre 14 a 17 anos, muitos meninos são imaturos tanto profissionalmente como na sua vida pessoal, não são responsáveis, acham que tudo o que tudo o que eles fazem não  prejudicará ninguém, nem mesmo eles próprios, por isso, muitos adolescentes meninos experimentam drogas, bebidas e outras coisas porque  para eles, a opinião de seus amigos são mais importantes até mesmo do que a sua saúde .
  Sabemos de tudo isso, mas, nós mulheres não conseguimos resistir ao encanto deles. Afinal,  quem iria matar a monstruosa "barata" e nos pegar no colo quando cansadas e nos fazer aquela massagem para nos relaxar?
 É por estas e outras razões que mesmo com todos os defeitos amamos vocês do mesmo jeito, sabe por quê?  Vocês são nosso “porto seguro”, pois nos transmite toda a segurança que precisamos.

Leitura é vida e o que fazemos na vida ecoa na eternidade

Por Matheus Xavier dos Santos - II Ano B

Foi em uma bela quarta-feira que fomos à feira-de-livro, na parte da manhã tudo estava muito bom e tranqüilo, ventava muito, o sol brilhante como sempre e os pássaros cantavam suas belas canções que poucas pessoas deixam entrar na alma, e entre essas estão os apaixonados, havia poucas nuvens no céu, e a movimentação de carros e motos era muito grande, mas mesmo os carros poluindo e tudo mais, o dia não deixava de ser maravilhoso.
Eu havia saído mais cedo da escola devido à ausência da minha querida professora Maria Elena, infelizmente fazia alguns dias que eu não a encontrava. Portanto, ao sair da escola, fui direto para minha maravilhosa e abençoada casa, ao chegar lá, sentei e fiquei pensando nas coisas boas da vida, como a paixão para me fortalecer e ganhar mais ânimo, até que me recordei de que tinha muitos compromissos e não podia ficar parado, então, fui imediatamente à casa dos meus velhos e bons amigos que conheci na quinta série na escola João Batista, pois estávamos sempre juntos. Temos um tipo de aliança muito forte, sofremos juntos, nos divertimos juntos, às vezes nos perdemos, mas nos ajudamos uns aos outros quando é necessário, nos aconselhamos, discutimos, pensamos, jogamos, lutamos, enfrentamos e vencemos, sempre todos juntos.
Há alguns dias atrás havíamos combinado de irmos todos juntos à feira-do-livro, então, eu fui primeiro na casa do William Rezende, e no caminho encontrei a pessoa que amo, e isso me deu uma força de liberdade, coragem, esperança, determinação e amor, enfim, fiquei como se fosse uma mistura de leão com falcão. Voltei em mim e logo depois fui à casa do Adrian, esse é aluno do 2º A, depois fomos à casa do Marcelo que é do 1ºC, e combinamos de irmos à feira do livro às dezesseis horas daquele dia, 02 de maio de 2012. Na maravilhosa quarta-feira, passei na casa de um do meu amigo Mileno Júnior, que também é do I Ano, mas, esse é do A, mas, infelizmente ele tinha outro compromisso e por esse motivo não poderia ir conosco.
Na hora combinada fomos à feira do livro, no caminho de nosso destino, estávamos conversando sobre a vida, fomos andando a pé, e isso fez com que a conversa fosse longa. Fomos para a Escola 29 de Novembro, conforme nossa dedicada professora Marie Elena nos pediu, uniformizados, representando a escola Professor João Batista, uma escola excelente, pois tem muitos professores e alunos dedicados, e os métodos de ensino são perfeitos.
Muitas pessoas pensam que são escolas bonitas e grandes que fazem os alunos serem bons e crescerem, mas estão completamente enganadas, não são reformas, nem pinturas que fazem um colégio ser bom, e sim os alunos e professores presentes nele, e são os alunos que adquirem o conhecimento, não são as paredes, não são os tetos e nem ventiladores, são os alunos e professores que valem, esses que são importantes em uma escola, pois eles ensinam e aprendem, erram e acertam, pois se cometermos um erro e não corrigirmos é o mesmo que cometermos uma nova falta, por isso que digo, são os alunos e professores dedicados que movem o mundo e não as paredes de uma escola.
Ao chegarmos à feira, entramos e fizemos nossas observações, vimos muitos livros, tinha de todos tipos: romance, aventura, drama, ação, terror, e outros de mitologia e ficção, tinha uma banca destinada ao Diário da Serra, mais para os fundos tinha dois policiais e algumas pessoas fantasiadas de palhaço tocando violão e uma banca com diversos livros infantis e outra com diversos tipos de equipamentos de computador, como placas, fones de ouvido, jogos, etc.
 O evento estava ocupando quase toda a quadra de esporte da escola, havia muitas pessoas por todos os lados, algumas estavam sentadas na arquibancada, outras estavam mais interessadas nos bons e importantes livros, super importante, pois  os livros não nos fornece só as informações que tiramos dele, porque quando uma pessoa ama leitura como eu, essa pessoa leva  sua imaginação a um nível tão alto que são poucos os outros prazeres que alcançam, pois quando estou lendo, parece até que estou vivenciando a história, é como se eu fosse o personagem, é uma sensação incrível, e os livros me dão paz e conforto, “o mundo sem livro seria um desastre”.
A leitura ajuda as pessoas a desenvolver seus conhecimentos, sua fala, sua visão do mundo, e quando a leitura penetra na alma, é como o amor, ela deixa o homem feliz, assim como o amor, mas isso depende do assunto que está sendo lido, mas é isso mesmo, a sensação é semelhante à paixão, e o homem que lê vale por mais que o dobro daquele que não lê ao seu redor, e acredite, é devido à dedicação aos livros. O ser humano tem a capacidade de se comunicar com o livro, geralmente o homem tem suas dúvidas, e muitas vezes é uma coincidência as respostas encontradas, o homem tem mais valor devido ao amor, conselhos, sabedorias, que ele consegue captar do livro, pois ele passa a ter uma visão totalmente diferente em relação a tudo, principalmente, ao amor, e acredito que não basta a pessoa ler, ela pode ler um milhão de livros, mas nada vai adiantar se ela não se concentrar e tentar retirar as informações boas do livro, isto é leitura, é você ver o mundo de uma maneira diferente e entendê-lo diferente, é você observar as coisas ocultas, que somente o espírito consegue enxergar, cuja leitura é uma maneira de analisarmos e compreendermos os fatos, utilizando a força do coração e da alma. Eu acredito assim, e creio que não sou o único, portanto, as pessoas deveriam se despertar para a leitura, pois assim estarão despertando para o amor, para a determinação, para a razão, para o conhecimento, para o fortalecimento, para a Vida, todos devem  ler, assim como todos devem amar, assim como todos devem viver.
Estou frequentemente lendo, não paro e não irei parar enquanto meu coração não parar, acredito que até lá irei ter lido o básico, pois o conhecimento que os livros nos traz é infinito, e custe o que custar, sempre vou ler, ainda que ficasse cego, usaria um outro dom que Deus me deu, que é o tato, e se perdesse, usaria meus ouvidos e se perdesse tudo isso e até mesmo a vida, teria outra obra divina, e essa eu não perco, essa é a minha alma, o que fazemos na vida ecoa na eternidade, Deus nos deixou o livro mais sagrado, justamente para lermos.
Quando leio, aprendo com os erros dos personagens, assim como em minha sociedade e muitas outras, gosto muito de ler livros de romance, aventura e ação, e muitos outros, basicamente todos, mas esses são meus prediletos, quanto mais leio, mais animado me sinto, mais resistente, mais sábio, mais humano. Muitos dizem que só aprendemos com os nossos erros, eu discordo, pois o “sábio não aprende apenas com seus erros, e sim com os erros de seus irmãos”.
Depois de um tempo observando, fomos embora e resolvemos nos divertir, fomos ver um filme e tomar tereré, eu havia estudado antes de irmos para a feira do livro, portanto, resolvi “aproveitar a vida, mas tudo tem limite, até mesmo para ler, já em relação ao amor é diferente, nossa mente precisa de descanso, as pessoas para viverem bem, tem que fazer de tudo um pouco, estudar, praticar esporte, trabalhar, mas, sobretudo, dedicar um tempo à família e fazer amigos, enfim, devem ser humanos, e para isso é imprescindível amar, pois o Amor purifica e dá um novo encanto ao prazer para aqueles que amam por toda a vida, e o coração em vez de gastar-se e envelhecer, remoça como a natureza quando volta cada primavera.
 Uma pessoa pode ler várias vezes um conteúdo e depois fazer uma prova e não ser aprovado, porém, não deve desistir até conseguir, pois, “A verdadeira glória não reside no fato de nunca cairmos, e sim de levantarmos sempre depois de uma nova queda”. Infelizmente meu amigo Nícolas não pode ir conosco e perdeu o grande evento.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

I Salão do Livro


Por Karla Kauana  - 3º ano A

Do dia 01 ao dia 05 de maio de 2012, ocorreu na Quadra de Esportes da Escola 29 de Novembro o I Salão do Livro.

Foram montadas diversas prateleiras onde foram expostos os livros da editora Idéias. Livros com preços bem acessíveis e com assuntos bem interessantes.
Foram expostas também diversas tecnologias como tablets, ipads, videogames de última geração, entre outros. E, para a alegria das crianças, vários voluntários de vestiram de “palhaços”, e contaram histórias da literatura infantil, prendendo a atenção dos pequenos, que se impressionavam a cada gesto e palavras que ouviam.

Outra parte do evento ocorreu no Centro Cultural, no período noturno. Diversas palestras foram ministradas pelo autor Pedro Bandeira, que prestigiou o evento com a sua presença todos os dias, dando autógrafos para os que adquiriram suas obras.

Esse foi um evento muito importante, pois incrementou os conhecimentos de todos que visitaram o salão, e, com toda certeza, todos que foram nunca esquecerão aquilo que aprenderam.
Espero que tenhamos diversas outras oportunidades como essa, de conhecer bem de perto a literatura brasileira.

terça-feira, 15 de maio de 2012

O Girassol


 Por Karina Norbach

Sou uma flor, todos me chamam de Girassol. Sou bem amarelinha e minhas pétalas são alongadas e volumosas.

Vim de longe, muito longe. De um lugar chamado Paraíso. Lá existem muitas flores como eu, todas lindas.

Quando eu ainda era uma sementinha e estava germinando, mamãe disse-me que seria uma flor diferente, pois teria um dom: o de seguir as direções do sol.

Com o passar do tempo, cresci e tornei-me uma grande flor. Ao abrir meus olhos, pela primeira vez vi o sol. Seus luminosos raios encheram meus olhos de brilho, e tive vontade de chorar, mas não de tristeza e, sim, de felicidade, pois, a partir desse momento, um forte elo se formaria entre mim e aquele majestoso ser.

Recordo-me bem de minha infância no meu jardim Paraíso. Passava o dia com meus pais e amigos, deliciando-me com o sol da tarde e sentindo a brisa suave da noite ao perfume de todas as minhas semelhantes. À manhãzinha o orvalho cobria meu corpo, mas não me incomodava, pelo contrário, adorava ver-me cheia de gotinhas.

Paraíso, ah! Meu Paraíso. Adorava esse lugar... mas eu saí de lá, não porque quis, mas porque me tiraram. Foi um rapazinho que pegou-me desprevenida e colocou-me em sua mochila, onde fiquei chorando muito, pois queria voltar para casa.
Depois de algum tempo, ele tirou-me de lá de dentro e entregou-me a uma moça; disse que ela se parecia comigo, mas não é verdade, afinal eu sou uma flor e ela uma humana.

Depois de se despedirem, a moça levou-me a um local estranho, uma espécie de sala com várias pessoas, meninos e meninas, sentados em cadeiras. Na frente de todos havia uma mulher escrevendo coisas, para mim incompreensíveis, em uma espécie de lousa.
Não demorou muito até que eu descobrisse que esse estranho lugar se chamava ESCOLA. Na verdade, não sei o verdadeiro significado dessa palavra; só sei que as pessoas daqui são esquisitas e completamente diferentes umas das outras.

Um barulho soou como um sino e a menina levou-me a um gramado e plantou-me ali. E neste lugar estou até hoje: no gramado da escola.

Hoje, posso dizer que sou feliz! Tenho aqui amiguinhas, que como eu, ficam muito contentes em poder embelezar a escola. Todo dia chega aqui uma florzinha nova, assustada e chorando; mas não demora muito e ela já se sente feliz de novo, como de estivesse em casa. Se tenho saudades do Paraíso? Saudade é pouco para descrever o que sinto. Queria muito voltar, ver meus pais e amigos novamente; sentir minhas raízes plantadas no Paraíso. Mas sou feliz aqui, alegrando a vida das pessoas; descobri que aqui é meu lugar agora.

Torço muito pelos amigos que deixei, assim como sei que eles torcem por mim. Sei que um dia voltarei, para visita-los, e contarei a eles todas essas aventuras que vivi. Parece impossível, mas tudo é uma questão de força de vontade, afinal, ela move o mundo e isso eu tenho de sobra!


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Adolescentes românticas e sonhadoras

Por:  Alcendino Junior, Diego França, Heloíza Freitas, Iara e Isadora Garcia - 1º  Ano 

 Quem não sonha com o príncipe encantado? Sim, aquele mesmo, que vem montado em um cavalo branco, com armadura, fazendo juras de amor e ainda te fazer passar anos e anos em um castelo, sendo feliz para sempre. Agora vamos à realidade, porque combinamos, é bem diferente!
           
 Os homens pegam no ponto fraco da mulher, que é a carência... Carência em ter mais amor, mais carinho... Vocês vão falar que nós somos chatas, insuportáveis, principalmente na TPM, e vamos falar que vocês homens são arrogantes e sem coração, mas com certeza não viveríamos, um sem o outro.
           
 Na adolescência é uma explosão de sentimentos, euforia e talvez muitas das coisas, os adultos não conseguem decifrar, que é o grande enigma do drama adolescente, mas todos já passaram por essa fase, não é mesmo?
         
   E as meninas? Ah! As meninas... Grandes rosas, delicadas, apaixonadas. Mas quando revoltadas, se enchem de espinhos, e ai de quem chegar perto! Indomáveis, sedutoras, únicas... É o jeito de menina!
           
 Uma coisa eu digo, além de determinadas são sonhadoras, talvez viajamos em nossas imaginações. Mas a vida é uma arte, arte de sonhar, e nós temos esse dom.


A importância do voto

Por Maria Paula – 3º Ano B
  O voto é uma forma legal de escolhermos quem nos representara politicamente, portanto, devemos entender melhor como votar certo. Em minha opinião, primeiramente devemos saber quais são os deveres de um bom político, uma vez que precisamos dele para administrar nossa cidade, estado ou mesmo o país.

Sabemos que nem todos  têm boa intenção, sempre há alguns corruptos, por isso, é importante fazer uma investigação sobre a vida dos candidatos para votarmos certo e evitarmos o que está acontecendo ultimamente em nossa cidade .

  Sem dúvida sabemos que cada função tem suas responsabilidades, e quem for eleito tem que saber o que deve fazer de acordo com sua função e sabemos que as responsabilidades de um bom político são muito grandes.

  Por isso, devemos escolher candidatos que tenham propostas que sejam leais, que vejam o país da mesma forma que vemos, que sejam íntegros e verdadeiros, também devemos analisar os ideais do partido, e jamais trocar nosso voto, nem mesmo por um prato de comida, pois sabemos que o futuro de nosso município dependerá deles, não podemos simplesmente dizer qualquer um está bom, ou mesmo votar em branco ou nulo .

  Em minha opinião, é importante participar da política de nossa cidade, afinal este foi o lugar que escolhemos para viver e pagamos nossos impostos em dia para termos o retorno merecido em forma de segurança, saúde, infraestrutura, etc. O que não temos tido nos últimos anos em nosso município, pois, ao que tudo indica, nossos governantes fizeram uso indevido do dinheiro público deixando muito a desejar à população tangaraense. É muito importante saber votar. 

A importância do voto

Por Pablo Freitas – 3ºB

Falando especificamente da cidade de Tangará da Serra, a situação bastante polêmica está na política, contudo, sabemos que esse caos é provocado pelo voto, pois entendemos que a organização e melhoria numa cidade, depende do seu e do meu voto. Porém, algumas pessoas parecem não ter consciência na hora de votar e esquecem que é o voto da população quem decide o futuro, planejamento e organização de uma cidade.

Está claro que muitas pessoas, se quer pesquisam sobre a vida de seu candidato, ou mesmo sua vida pregressa, outros parecem ser ingênuos, acreditam em qualquer discurso, com isso, os candidatos acabam fazendo mesmo a cabeça dos eleitores, oferecendo-lhe algo em troca do voto, além das promessas, muitas vezes infundadas e absurdas.

Existe a opção do voto nulo ou branco, que influi automaticamente no total de votos válidos, mas, em minha opinião, temos que fazer nosso voto aparecer, exercer nossa cidadania, para tanto, só basta termos consciência, sabendo pesquisar a vida de nosso candidato para somente depois votar, pois eleição não é brincadeira, o eleitor consciente tem que tomar uma decisão séria, não pode simplesmente entregar um cargo de confiança nas mãos de um corrupto, pois o candidato, depois de eleito, se for corrupto, não se importará com os anseios e necessidades da sociedade, só pensará nele próprio.

O máximo que fazem, são promessas, algumas nem são realizadas, e o que realmente fazem desviar o dinheiro público.  Portanto, devemos votar consciente, na certeza de que nossa cidade terá melhorias em todos os aspectos.

 Somente assim, poderemos ter uma assistência de qualidade, sobretudo, na saúde que tem sido um caos ultimamente. A população há dias clama por uma cidade melhor, precisamos urgentemente de alguém que administre bem nosso município.

A importância do voto

Por Mirian Fabiana Souza de Brito Série -  3º Ano B


Atualmente pessoas de todos os tipos se candidatam para serem nossos representantes, isso certamente traz um risco muito grande para nossa sociedade, pessoas sem experiência, que se acham maduras o suficiente para administrar os interesses da população.

Na verdade o que alguns querem é sentir o “gostinho” do poder, olhar para as pessoas e dizer: “Aqui eu mando”! Por isso, devemos analisar muito bem em quem votar, pois não queremos uma pessoa para mandar, queremos alguém para defender nossos interesses para ir a busca de melhoria para nossa cidade, pois já estamos cansados de promessas, queremos apenas o que é nosso por direito, ou seja, boas escolas, um bom atendimento nos hospitais públicos, ver o dinheiro dos impostos que pagamos serem bem aplicados.
No entanto, o que presenciamos tem sido a saída de um prefeito e a entrada de outro que pouco ou nada fazem pela população. Queremos alguém que seja honesto, que não faça uso indevido do dinheiro que é nosso, chega de corruptos administrando o dinheiro público, precisamos de respeito. Na hora de lançar a candidatura, a pessoa aparenta ser a melhor possível, mas na hora de “colocar a mão na massa” faz pior que os anteriores, desviam a verba pública descaradamente, e após quatro anos, quando pensamos que virá uma pessoa melhor, novamente elegemos o mesmo candidato, na intenção de melhorar e novamente nos enganamos.
Por esta razão, devemos analisar muito bem para quem iremos dar nosso voto, isso é muito importante, dê um basta na corrupção! Só depende de você e de mim. Juntos poderemos ter um município muito melhor.

A importância do voto

Por Fernando Muniz – 3º B


 No Brasil, chega a época das eleições. Jovens e adultos saem de suas casas para votar em quem eles desejam que comande esta nação, pensando no melhor para todos, mas o que é realmente o voto?
O voto é a sua opinião e contribuição para o Brasil sobre os comandantes do país. Nós, a população é que devemos decidir que caminhos percorrermos para a melhoria da nossa comunidade: nossas ruas, praças, hospitais, escolas, ou seja, o mundo em que vivemos. Essa sua escolha é muito importante para a sociedade.

Muita gente acha que o voto é apenas um ato que todo brasileiro é obrigado a passar periodicamente, escolhendo prefeitos, presidentes, senadores, governadores e outros mais, às vezes até preferem nem votar, só para não receber uma multa por não ter cumprido com a sua obrigação. Mas, o voto é muito mais importante que isso.
Já olhou bem para a situação da sua cidade? Do seu país? Pensou também que as coisas poderiam estar muito melhores se você pensasse seriamente em quem votar? Não? Então comece a pensar nessa possibilidade.

Essa pequena escolha chamada voto é a chave do futuro do nosso país. Em minha opinião, não devemos descartá-lo com um voto branco, ou pior, vendê-lo a alguns políticos corruptos em troca de bens pessoais, devemos votar pensando na sociedade como um todo, no nosso país, em nosso mundo e de nossos filhos, somente assim poderemos garantir um futuro promissor à nossa cidade, estado e país. Eis a importância do voto

A importância do voto

Por Karina Norbach – 2º Ano A
Vivemos em um país democrático, onde temos a oportunidade de eleger um representante responsável para nossa cidade, estado e país. Alguém que defenda nossos interesses e represente-nos, que melhore nossa qualidade de vida em todos os âmbitos, além de suprir as necessidades de nosso país, estado ou cidade.

O voto (ou ato de votar) é a forma legal que temos para escolher um representante político. O mesmo deverá atuar na política, governando de acordo com as normas estabelecidas

Conscientizados de que votar não é apenas escolher um candidato por sua aparência ou primeira impressão, devemos avaliar a todos com suas respectivas propostas, para depois votarmos; por isso, pesquisar sobre seu passado e sua vida política é fundamental.

A partir de então, o candidato que melhor se encaixar, de acordo com nosso ponto de vista, este receberá nosso voto. Somente assim, poderemos combater a corrupção e pôr fim em todo o nosso descontentamento em relação à política de nossa cidade.

Levando em conta o que aconteceu há poucos dias em nosso município, quanto à cassação de nosso prefeito, podemos concluir o quão grave é a situação, vendo a realidade bem mais perto de nós.

É nessa hora que devemos ter como princípio fundamental, a importância do voto, pois ele decidirá nosso presente e nosso futuro. Através dele podemos mudar nossa sociedade, excluindo o que é ruim, melhorando ainda mais o que é bom.

Votar não é, apenas, escolher um candidato, aleatoriamente, mas, sim, importar-se com sua nação inteira, ser consciente, visar sempre o melhor, sonhar com um país justo e honesto, depositar sua confiança em quem realmente mereça e cumpra o prometido. Enfim, votar é ser um cidadão que exerce sua cidadania com consciência e responsabilidade, por reconhecer que seu voto é importante e necessário, pois este implicará num país mais justo e igualitário. Eis a importância do voto.


A importância do voto

Por Estefânia de Deus Oliveira Silva - 2º Ano A
  O voto é um elemento fundamental para melhorar ou piorar a situação de nossa cidade, estado, país, ou como um todo a nossa nação. Através dele, podemos criar uma sociedade mais organizada e acima de tudo que trabalhe em benefício da população. Por isso, devemos tomar iniciativa e pesquisar mais sobre o passado de nossos candidatos, para termos ideia do que ele já fez no passado e descobrirmos um pouco de seu caráter.

  Seguindo um exemplo como esse, podemos evitar a desordem que tem se estabelecido em nossa cidade, cuja desordem é reflexo da escolha errada que fizemos, além do voto nulo ou em branco que muitos acabam optando por não confiarem nas propostas dos candidatos. Existem ainda, pessoas que votam mesmo sem saber nada sobre o candidato, mas por gostarem dele ou acharem que  tem uma “boa aparência”, se arriscam votando nesse indivíduo, que mais tarde revela-se como realmente é: Um corrupto, que faz uso indevido de nosso dinheiro, que seria para saúde, educação, infraestrutura e tantas outras providências.

   Portanto, conhecendo mais nossos futuros representantes, poderemos encontrar um que melhor se encaixe numa posição extremamente importante, que é a de governar nossa cidade. Por isso, somente depois de uma boa análise, poderemos votar mais conscientes para termos o direito de cobrar depois, caso este  não exerça corretamente sua função. Eis a importância do voto.

A importância do voto

Por Débora Valéria Silva Santos - 2º ano A


O voto é uma dever de extrema importância, pois é através dele que escolhemos os nossos representantes políticos. Antes de votarmos em um candidato, é importante nos informarmos sobre seu passado e presente, e pensar se o consideramos digno de administrar os interesses da população.


Em algumas situações acontece algum problema com o candidato eleito e ele para de exercer a sua função. Os motivos muitas vezes não valem a pena ser expostos. Porém, o pior de tudo é que colocam outra pessoa sem que a população tenha o direito de votar. Então, nosso voto, de indispensável passa a segundo plano.


Quando o voto acontece de maneira irresponsável ou impensada, a população toda corre o risco de ser prejudicada por um representante que busque apenas o seu próprio interesse, e não os interesses da coletividade. Dessa forma, a venda de votos, é algo sério, que pode comprometer o futuro do próprio eleitor, de sua cidade, estado ou país.

É preciso pensar muito antes de votar, e certificar-se da escolha que beneficiará o maior número de pessoas possível. Afinal, nosso voto é de suma importância no processo político, devemos votar consciente, sempre.




A importância do voto

Por Marta – 2º Ano B

O voto, além de ser importante, é um direito de todo cidadão e é através dele que podemos decidir o futuro de nossa cidade, estado ou país. Por isso, devemos escolher muito bem em quem votar e para isso, devemos investigar sua vida, verificar as ideiais do partido, saber se o candidato ele já teve algum mandato cassado, se já foi eleito no passado, verificar se as promessas que ele fez foram cumpridas, dentre outras investigações.

Para elegermos um candidato, devemos ter consciência de que estamos elegendo alguém que irá fazer bem à sociedade e jamais votar em um candidato que apareça em sua casa fazendo várias promessas, que muitas vezes nem compete a ele, pois este, com certeza não é bem intencionado. Portanto, temos o direito e a responsabilidade de elegermos alguém honesto, que faça mais pela população e a cidade. Por isso, jamais venda seu voto, pois quando você o vende estará elegendo uma pessoa que tirará muitas coisas de você mesmo.

Sendo assim, vote consciente, escolha uma pessoa que fará muito mais por nós, pela cidade, estado ou país, afinal, temos uma arma poderosa e importantíssima em nossas mãos: O voto.

A importância do voto

Por Karla Kauana II Ano A

O voto é um ato de extrema importância, pois é com ele que elegemos os nossos representantes. Antes de escolhermos alguém, devemos saber um pouco sobre o seu passado e se ele é digno de administrar os interesses da população.

A importância de sabermos sobre o passado dos candidatos e se eles realmente irão conseguir lutar pelos direitos e interesses do povo.

Em algumas situações acontece algum problema com o candidato eleito e ele para de exercer a sua função. Os motivos muitas vezes não valem a pena ser expostos, e colocam outra pessoa sem que a população tenha o direito de votar. Então, o voto que é indispensável passa a ficar em segundo plano.

Em alguns casos, o povo escolhe um mau representante, que não liga para os interesses, e nem luta pelos direitos da população, e não tem como voltar, e todos saem perdendo.

Vender o seu voto que é precioso, estará entregando o futuro da nação, o seu futuro e o futuro do Brasil. Nas mãos de pessoas que não têm nenhuma condição de administrar.

Portanto, pense bem antes de votar, escolha uma pessoa que realmente possa lutar, nos representarbem e garantir o futuro do Brasil.

A Importância do voto

Por Ellen Doane 2º Ano B

No ano que vem estarei com dezessete anos, mas mesmo assim não me sinto bem preparada para votar, pois só neste ano de 2011, já passaram pela prefeitura quatro prefeitos em minha cidade.

No próximo ano minha idade será suficiente para votar e, ainda assim, não me sentirei  segura e preparada para realizar este ato de tamanha responsabilidade, embora deseja exercer meu direito de votar, participando da escolha dos meus líderes políticos, mas receio me decepcionar. Na verdade, sinto-me confusa diante de tantas trocas de prefeito.

Isso já virou desrespeito com as pessoas, o ideal seria mudarmos nosso jeito de votar, procurar saber melhor sobre a vida dos nossos candidatos, porque eles discursam bonito durante a campanha política, mas na hora de cumprir o prometido fazem o contrário, desviam o dinheiro público e fogem de suas responsabilidades.

Praticamente nossas vidas, nossa cidade está nas mãos deles e nos frustramos. Muito há que se mudar, mas, para isso, temos que fazer nossas escolhas certas; precisamos de um representante que lute pelos nossos direitos, que esteja lá para fazer o melhor pelo povo e não se preocupar somente consigo, mas sim, com a melhora da cidade e da população.

Devemos pensar que nossa cidade, estado ou país permanecerão, por quatro anos, todo um mandato, nas mãos das pessoas que votamos por isso, devemos nos preocupar em fazer as escolhas certas.

Espero que, quando completar 18 anos, cujo voto já será obrigatório, possa votar em um candidato de bom caráter, que realmente esteja preocupado com a melhoria do município e da população. Não quero mais me decepcionar com a política de nossa cidade que é tão bela, seu povo é hospitaleiro, dentre tantas outras qualidades. Uma cidade que merece respeito.

Quero votar, sei da importância de meu voto, por isso, exijo um bom candidato para representar bem Tangará da Serra.