terça-feira, 24 de agosto de 2010

GESTAR: Depoimento

Por Maria Elena Santos Gomes

Minha experiência com o GESTAR foi extremamente positiva, duplamente favorável, serviu tanto para o crescimento dos educandos quanto para o meu, enquanto educadora.

Os PCNs, trás como orientações didáticas, a autonomia como princípio didático, cujo princípio baseia-se em permitir, despertar, favorecer, promover, valorizar, exercitar o poder de pensar do educando e o GESTAR veio possibilitar esse fazer, pois, quando o professor, enquanto mediador do conhecimento valoriza em sala de aula, discussões sobre os diversos gêneros textuais, automaticamente está praticando o princípio da autonomia. Argumentar, descrever, ter idéias diferentes sobre a mesma coisa em contextos iguais, são ações que contribuem para o desenvolvimento da autonomia, e quando isto ocorre de forma processual, o educando atinge cada vez mais autonomia e esta, autoriza e fornece estratégias para promover o pensamento sobre a realidade, em condições independentes de sua realização ou limites.

Autonomia não no sentido de ser independente afinal, ninguém é independente. Autonomia é aprender a pensar, argumentar, defender, criticar, antecipar... Eis a proposta do GESTAR.

Deve-se levar em consideração que uma aprendizagem significativa instaura-se, também no engajamento do professor na busca da complementaridade, onde a escola tem papel fundamental, no meu caso específico foi possível, uma vez que a instituição onde atuo (Escola Estadual Ewaldo Meyer Roderjan) forneceu-me o necessário para complementação do trabalho a ser desenvolvido dentro da proposta do GESTAR.

Também, a pessoa do formador foi de suma importância. A professora formadora Norma Lúcia Nunes, não mediu esforços, superou nossas expectativas, atuou como professora, formadora e motivadora, sabiamente, soube lidar com os desafios, e com recursos didáticos disponíveis, ainda que parcos, foi perspicaz, utilizou estratégias e recursos variados, tudo com muita tranqüilidade e bom humor.

A coordenadora, professora Marli Enzweiler, agiu de forma profissional e inteligente em todos os aspectos, desde a receptividade com os cursistas às providências com os meios tecnológicos, refeições e, sobretudo, com uma simpatia contagiante.

As escolas municipais onde foram realizadas as aulas estavam dentro dos padrões normais para o local e sempre com uma equipe competente e disposta a atender no que fosse necessário.

Como educadora e como cursista, sinto-me realizada, pois o GESTAR permitiu-me transmitir aos educandos, mais do eles esperavam: Livrar-se da “mesmice” do livro didático.

Avalio o Programa como excelente, o ideal seria que o MEC – Ministério da Educação e Cultura ampliasse para as demais áreas de conhecimento, assim, seria possível sonhar com um melhor nível de letramento para os nossos alunos.


Brasnorte, 13 de novembro de 2009.


Professora autora: Maria Elena Santos Gomes

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