sábado, 28 de agosto de 2010

TANGARÁ DA SERRA: Consequências da evolução

por Ayrton Freitas Rego

Tangará da Serra - MT
Tangará da Serra, este é o nome da bela cidade modelo onde moro, está localizada próxima à capital, sua geografia é privilegiada com terras férteis, excelente para agricultura e pecuária, aliás, é no estado de Mato Grosso que está a maior plantação de soja do mundo. Minha cidade situa-se nos pontos mais altos da serra, o que a deixa ainda mais bela. Também, temos uma infraestrutura invejável em relação ao seu tamanho e idade e continua crescendo assustadoramente. Já é pólo em educação e saúde, o que atrai pessoas das regiões circunvizinhas à procura de tratamento médico e muitos jovens estudantes, o que tem sido muito positivo para a cidade, pois, consequentemente, aumenta a arrecadação.  Seu nome deriva de um pássaro de mesmo nome; segundo historiadores, o gracioso pássaro de cores vivas e belíssimo canto fora avistado pelos primeiros habitantes sobre a serra Itapirapuã e os mesmos tiveram a idéia de batizar a cidade com o nome de Tangará da Serra. E o povo? Quanta gente boa, hospitaleira e solidária, cujas virtudes já fazem parte da cultura do povo.

Tangará possui uma economia relativamente estável e uma forte variabilidade nos setores comerciais como primária e terciária.

Porém, como toda cidade grande ou que esteja voltada para o crescimento, possui problemas também, principalmente, o crescimento da violência, falta de segurança dentre outros. Tragédias como assassinatos, roubos e até estupros, como o caso da menina Bruna que foi sequestrada e em seguida estuprada quando voltava do colégio, têm acontecido mais vezes.

Mas, o caso da Bruna, por ser ainda uma criança, chocou a população. Afinal, até onde vai o nosso direito de ir e vir com segurança? A gestão administrativa precisaria investir mais em segurança e manter os terrenos baldios limpos, pois somente assim inibiria esse tipo de crime, e o pior, ao que tudo indica não houve punições concretas para os supostos envolvidos no crime.
           
Para que essa bela cidade continue evoluindo, far-se-á necessário que nossos governantes criem políticas públicas que viabilizem o acesso de jovens e crianças com a segurança necessária, pelo menos durante o dia, pois a barbárie tem ocorrido em plena luz do sol; soluções como meio de transporte escolar para os bairros mais afastados da escola, poderia deixar alunos e pais mais tranquilos e seguros.  Algo tem que ser feito, o cidadão tangaraense merece, pois são cumpridores de seus deveres, como o pagamento dos impostos, por exemplo.
           
Enfim, Tangará é uma cidade que enfrenta problemas de toda ordem pelo seu porte, embora não seja exclusividade dela apenas, nem por isso podemos nos acomodar, portanto, cabe aos responsáveis pela administração da cidade, resolvê-los, somente assim, a cidade melhorará a cada dia, afinal,  a população não só necessita como merece esse respeito e segurança.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário