terça-feira, 31 de agosto de 2010

PRODUÇÃO DE TEXTO: Artigo de Leitura

EXPRESSIONISMO

por Maria Elena Santos Gomes

O Expressionismo foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha nos primórdios do século XX, que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que em sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva. Ou seja, a obra de arte é reflexo direto do mundo interior do artista expressionista.

Após contextualização, explicitação e discussão do Movimento, propus como atividade em grupo aos os educandos do 3 Ano A do Ensino Médio da Escola Professor João Batista, que transportássemos o Expressionismo para os dias atuais, de acordo com a nossa realidade, a realidade de Tangará da Serra e que projetassem em seus trabalhos, o que estivesse causando “O grito”, cuja obra, também fora analisada.

Surpreendi-me com a criatividade da turma, fizeram críticas sociais relacionadas à Saúde, Drogas, Violência, Corrupção e até mesmo do transporte escolar.

O trabalho teve como objetivo, estimular a criticidade dos alunos, pois, o grande mestre Paulo Freire, nos orienta que, “ ... ensinar não é transmitir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a produção do saber, ressalta que o educador norteando-se por este saber deve reforçar a capacidade crítica do educando auxiliando-o a tornar-se criador, investigador, inquieto, rigorosamente curioso, humilde e persistente. Ensinar os conteúdos mas também ensinar a pensar certo.”

O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.

Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e 1930.

"O GRITO" de EDVARD MUNCH (1893)
O Grito (no original Skrik) é uma pintura do norueguês Edvard Munch, datada de 1893. A obra representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial. O pano de fundo é a doca de Oslofjord (em Oslo) ao pôr-do-Sol. O Grito é considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural, a par da Mona Lisa de Leonardo da Vinci.



Interpretação do quadro

Vemos ao fundo um céu de (cores quentes), em oposição ao rio em azul (cor fria) que sobe acima do horizonte, característica do expressionismo (onde o que interessa para o artista é a expressão de suas ideias e não um retrato da realidade). Vemos que a figura humana também está em cores frias, azul, como a cor da angústia e da dor, sem cabelo para demonstrar um estado de saúde precário. Os elementos descritos estão tortos, como se reproduzindo o grito dado pela figura, como se entortando com o berro, algo que reproduza as ondas sonoras. Quase tudo está torto, menos a ponte e as duas figuras que estão no canto esquerdo. Tudo que se abalou com o grito e com a cena presenciada está torto, quem não se abalou (supostamente seus amigos, como descrito acima) e a ponte, que é de concreto e não é "natural" como os outros elementos, continua reto.

A dor do grito está presente não só no personagem, mas também no fundo, o que destaca que a vida para quem sofre não é como as outras pessoas a enxergam, é dolorosa também, a paisagem fica dolorosa e talvez por essa característica do quadro é que nos identificamos tanto com ele e podemos sentir a dor e o grito dado pelo personagem. Nos introjetamos no quadro e passamos a ver o mundo torto, disforme e isso nos afeta diretamente e participamos quase interativamente da obra.

Há também outra interpretação para o quadro "O Grito". Na verdade, Munch colocou no quadro o desespero de pessoas de uma ilha onde ocorreu um tsunami e uma erupção vulcânica (essa ilha era uma ilha vulcânica). É por isso que podemos ver o céu todo laranja, representando a erupção vulcânica, e o rio, representando o tsunami.

Referência Bibliográfica: http://www.wikipedia.com.br

TRABALHO APRESENTADO PELOS ALUNOS DO 3 ANO A
Acessem no youtube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário