terça-feira, 31 de agosto de 2010

Tangará clama por mudanças

por Angélica Silva de Matos

Tangará da Serra, já foi considerada uma cidade calma, onde seus habitantes viviam sossegados, mas, ultimamente, quase que diariamente nos deparamos com inúmeras irregularidades, muitas coisas que tem nos chamado atenção, e o poder público sabe muito bem o que precisa ser feito, porém, parecem ignorar ou não darem a devida importância.

O que mais tem causado revolta à população, tem sido a violência urbana que tem crescido assustadoramente e o conceito de liberdade em Tangará já não é mais o mesmo de alguns anos passados, pois, a cada dia, nos horrorizamos com algumas monstruosidades, o que nos leva a questionar as causas que a têm desencadeado.

Segundo o sociólogo Dutra, nas grandes metrópoles, onde as injustiças e os afrontamentos são muito comuns, os desejos de vingança se materializam sob a forma de roubos e assaltos ou sob a forma de agressões e homicídios. Ele ressalta que, sabendo-se que o desrespeito é o principal causador de violência, podemos então combatê-la, diminuindo os diferentes tipos de desrespeito: Seja o desrespeito econômico, social, conjugal, familiar e o desrespeito entre as pessoas (a “má educação”), etc.

Cujos aspectos, são de ordem estritamente pessoais, que não estão ao alcance da população, porém, em termos governamentais, creio que a melhor maneira de prevenir a violência, seria uma melhor distribuição de renda, educação de qualidade, preferivelmente em tempo integral, mais assistência social, como, saúde, habitação e maior oferta de emprego, pois, o cidadão provido dessas necessidades básicas, dificilmente optaria pelo mundo do crime, embora os fins não justifiquem os meios para algumas pessoas, mas, nem todos pensam da mesma forma, além de nossa cidade estar longe de ser uma metrópole, o conceito parece fazer sentido.

Outro entrave, que tem contribuído com o caos é a violência no trânsito, acidentes, principalmente com motos, têm sido uma constante na cidade e feito muitas vítimas fatais, principalmente jovens e adolescentes. Devemos considerar que ultimamente, a administração pública reorganizou o sistema de trânsito na cidade, as ruas ganharam novas sinalizações, houve uma mudança significativa, porém, não fez com que diminuísse os acidentes, algo poderia ser pensado para solucionar ou amenizar o problema, pois vidas preciosas, cheias de sonhos estão indo embora muito cedo. De repente, aulas de trânsito com especialistas na área no sentido de prevenção a acidentes poderiam ser úteis.

Nossa cidade também possui inúmeras qualidades também, parte dos problemas podem ser solucionados se cada um fizer sua parte na medida em que puderem, no entanto, o que falta mesmo, são os cumprimentos de muitas promessas feitas na época das campanhas eleitorais e novamente estamos ouvindo muitos planos para nosso município, a partir do momento em que forem colocadas em prática, Tangará da Serra poderá ser vista como um paraíso. Em parte, o poder está em nossas mãos, o seu voto, o meu voto, fará uma grande diferença, ou, nenhuma, vai depender de sua escolha, não se iludam mais, ajam com consciência e determinação, pois somente assim, nossa cidade voltará a ter a tão desejada paz e tranquilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário