terça-feira, 24 de agosto de 2010

REFLEXÃO: Profissão Professor

Por Maria Elena Santos Gomes

Segundo o MEC, os professores da rede pública de educação básica em todo o Brasil, tiveram aumento real (já descontada a inflação) de 18 % entre os anos de 2003 e 2008. No entanto, a profissão ainda segue desvalorizada salarialmente, uma vez que os profissionais com a mesma escolaridade em outras ocupações recebem mais que os docentes, mesmo os que têm menor carga horária.

Ser professor, como em qualquer outra profissão, tem que ter vocação e estar disposto a enfrentar as exigências da profissão, e, sobretudo, muita dedicação, estudo e determinação. É uma responsabilidade muito grande, pois esse profissional educa pessoas e torna-se co-responsável pelos futuros papéis que eles desempenharão na sociedade. Para ser um bom educador é preciso ser inteligente, comunicativo, criativo e dinâmico, pois será necessário estudar a vida inteira e gostar disso; aprender a lidar com crianças, adolescentes e adultos, e, acima de tudo, ter espírito inovador, e gostar de enfrentar desafios.

É fundamental que qualquer profissional se aperfeiçoe durante a vida toda, mas, no magistério isso é uma exigência inata da profissão, pois o mundo muda muito rápido e a escola educa para o mundo e não para si mesma e isso não é opção é necessidade.

Na verdade o professor não tem que ser bom porque assim merecerá melhores salários, isso é utopia, ele tem que ser bom porque seus alunos precisam de bons professores, ainda que seja difícil.

Para alguns professores o dia-a-dia é cansativo e estressante, para outros, divertido, isso depende muito do perfil de cada professor e da escola onde trabalha. Professores mais bem preparados e escolas mais bem geridas e cuidadas costumam resultar em um dia-a-dia mais tranquilo e disto, os professores da Escola Estadual Ewaldo Meyer Roderjan, na cidade de Brasnorte - MT, não têm do que reclamar, pois a referida escola tem uma gestão inigualável e uma infraestrutura fantástica, o que nem sempre acontece em outras regiões. Por outro lado, o trabalho do professor não ocorre apenas dentro da sala de aula; ocorrem, em grande parte, fora dela, na preparação das aulas e atividades que serão vivenciadas com os alunos, além da correção de textos, trabalhos, tarefas, avaliações, etc. Não é tarefa fácil, é preciso dedicar um tempo razoável e um aperfeiçoamento constante.

Um dos problemas que o professor enfrenta atualmente, diz respeito a sua própria autoestima. Alguns, de tanto ouvir dizer que a educação vai mal e que os professores são culpados, passaram a acreditar nisso e se sentem debilitados ou desmotivados, entretanto, para outros, a profissão é excelente, embora, não sem razão, sempre querem mais e melhores condições de vida e de trabalho, mas, de uma coisa, todos são conscientes, de que é possível e necessário formar bons cidadãos e mudar a sociedade. Eu particularmente vejo possibilidades de transformação a cada novo dia, mesmo não obtendo o sucesso que gostaria, e, creio que muitos de nós professores podemos dormir sossegados, pois, sabemos qual é o nosso papel e tentamos realizá-lo todos os dias, em todas as aulas e com todos os nossos alunos e arrisco dizer (pelos colegas) que todos nós amamos nossos alunos, independentemente de seus comportamentos ou atitudes.


Professora autora: Maria Elena Santos Gomes, professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Professor "João Batista" em Tangará da Serra - MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário