quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Sociedade tangarense clama pela paz

por Edilaine Araújo da Silva

Estudiosos afirmam que a violência se apresenta nas mais diversas formas, como por exemplo, contra idoso, mulher, doméstica, infantil, verbal, sexual, dentre outras formas. Seja ela qual for, deixa marcas na vida das pessoas que a vivencia. Atualmente é preciso reforçar a segurança até na própria casa, não se pode mais andar tranquilo nas ruas, principalmente em se tratando de crianças.

Infelizmente, Tangará da Serra, apesar de estar longe de ser uma metrópole, tem apresentado casos em proporções quase que iguais. Um fato que retrata esse quadro na sociedade tangaraense, foi o que ocorreu no ano de 2008 com uma criança. A violência brutal contra a estudante de apenas onze anos de idade, chocou a população. Em uma manhã de terça-feira, quando ela voltava da escola, se deparou com um homem desconhecido que a abordou e a levou para um matagal localizado próximo à casa da vítima, o matagal, um terreno baldio infestado de mato e sujeira, possivelmente favoreceu o acontecimento, onde ela foi violentada sexualmente e em seguida estrangulada.

Dessa forma, tudo indica que a violência em nossa cidade tem se configurado como um grave problema social, e necessita de providências urgentes por parte de nossos governantes, pois, cada vez mais, o problema vem se agravando, ao ponto de as pessoas se prenderem dentro de suas próprias moradias para se protegerem da violência, enquanto os infratores ficam livres, pois muitas vezes, são menores. A população, com justa razão, tem solicitado mais segurança e cabe ao poder público a providência, pois, o cidadão tangaraense, trabalhadores, cumpridores de seus deveres, dentre os quais, o pagamento dos impostos, têm se sentido desprotegidos, tanto no comércio como em seus próprios lares.

Muitas vezes nos questionamos, quais seriam as causas desse aumento da violência tão desproporcional em nossa cidade? Segundo a pesquisadora Gabriela Cabral, uma das principais causas da violência é a má distribuição de renda que resulta na privação da educação e melhores condições de moradia. Ela enfatiza que todo esse círculo vicioso se origina a partir da falta de condições de uma vida digna que faz com que as pessoas percorram caminhos ilegais e criminosos.

Partindo desse pressuposto, o ideal seria que nossos governantes investissem mais na área de habitação e, sobretudo em Educação, cujos elementos são fundamentais para uma vida digna, livrando assim, jovens e adolescentes se envolverem no crime.

Acredito que alternativas como o incentivo para instalação de indústrias na região também seria conveniente, pois geraria mais emprego e renda aos habitantes de um modo geral e consequentemente, mais tributos para o município. Medidas como estas, poderiam amenizar a violência que tem tirado o sossego e a segurança dos tangaraenses, pois ela trás muita dor, tanto para quem a sofre quanto para os familiares da vítima, como no caso da estudante que perdeu a vida e deixou a família triste e revoltada e a sociedade insegura. Nossa cidade é belíssima e merece a tão desejada paz que todos almejam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário