sábado, 25 de setembro de 2010

Tangará da Serra: causas e consequências

por Bianca Anjos de Souza

Tangará da Serra é um ótimo lugar pra se viver, seu povo se divide em várias etnias, pois a cidade abriga gente de diversas regiões do país, inclusive temos um Centro de Tradições Gaúcha e o Centro de Tradições Nordestina, pois esta gente forma uma grande parte da população tangaraense. Minha cidade também possui belos pontos turísticos e ganhou o título de cidade universitária por possuir três universidades, sendo uma pública e duas particulares, com oferta de diversos cursos, o que atrai estudantes de várias regiões do Brasil.

No turismo contamos com belos rios, cachoeiras, hotel fazenda, pesqueiros e um bosque localizado bem no centro da cidade, onde muitas pessoas frequentam para fazer caminhada, e crianças que vão à busca de diversão, pois além da pista para caminhar, há também um parque para a distração infantil. Existe ainda uma variedade de animais que vivem em contato com as pessoas que transitam por ali, já estão acostumados e esses locais, são apreciados não só por moradores, mas também por turistas de várias regiões do estado.

A cidade vem crescendo exageradamente, proporcionando pontos positivos, como crescimento econômico e melhores condições de vida à população, fazendo com que as pessoas permaneçam na cidade, mas, também alguns pontos negativos. Com tantos atrativos assim, ainda era uma cidade muito tranquila, mas, ultimamente não temos msis presenciado essa calma e a violência tem aumentado e trazido sérias consequências, creio que em virtude do aumento populacional.

Exemplo disso foi um bárbaro crime que chocou a população tangaraense, há aproximadamente dois anos. Uma menina de apenas nove anos de idade, ao voltar da escola por volta das 9:00 horas fora agredida, estuprada e brutalmente assassinada.

Algo desumano, mas, o pior de tudo isso, foi o descaso com relação ao local em que a garota fora encontrada, segundo diziam, uma área de reserva ambiental, mais precisamente uma mata suja e abandonada. Em meu ponto de vista seria necessário que as autoridades públicas tomassem posição em relação a esse problema, pois o local se não tivesse sido limpo pelos moradores da região, talvez tivesse sido novamente cenário de outra tragédia.

Infelizmente, uma cidade com tantas qualidades, vem sofrendo com o aumento de crimes como esses. Na verdade o que falta é segurança, por isso, deveríamos cobrar de nossos governantes mais investimentos nessa área que é de suma importância não só para a população local, mas para visitantes e turistas também, de forma que amenize essa onda de criminalidade, pois assim proporcionaria maior tranquilidade à população. Afinal, é direito dos moradores que pagam seus impostos em dia, terem no mínimo a segurança. Portanto, diante desse apelo espero que se conscientizem de que nada adianta uma cidade com ótimas estruturas, belíssimos lugares se a população se quer pode viver com tranquilidade que, aliás é um direito constitucional, o de ir e vir, desde que nos sintamos protegidos e seguros. Se providências forem tomadas, poderemos dizer que realmente Tangará é um ótimo lugar para se viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário