quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Tangará da Serra, localizada entre duas serras

por Caroline Gonçalves Barros

Tangará da Serra é uma cidade do estado de Mato Grosso, situada a 240 quilômetros da capital Cuiabá; está localizada entre as serras de Tapirapuã e dos Parecis, que por sua vez delimitam dois ecossistemas importantes no território brasileiro: o Pantanal, ao sul, e o Chapadão dos Parecis, ao norte.

Conforme os dados divulgados pelo IBGE em julho de 2005, a população de Tangará da Serra é de 70.259 habitantes, sendo 6.958 na zona rural, e 950 índios da etnia Pareci nas reservas do município.

Segundo estudiosos, quanto à vegetação, o município dispõe de matas densas nas encostas e no alto da Serra de Tapirapuã, e cerrado no alto da Serra dos Parecis. O clima é tropical chuvoso quente e úmido, com dois períodos bem definidos: chuvas entre setembro e abril, e estiagem entre maio e agosto. Os solos são representados pela classe dos latossolos vermelhos e vermelho amarelo em sua maioria, ocorrendo também latossolos escuros, terra roxa estruturada e arenosos. A hidrografia é muito rica, sendo o Sepotuba o principal rio, mas há outros rios importantes como o Formoso, o Juba, o Sapo, o Russo, o Jauru, o Sangue, o Papagaio, e o Verde; além dos córregos Ararão, Estaca, Tarumã, Água Limpa, Queima Pé, Bezerro Vermelho, entre outros.

Em termos de economia, Tangará da Serra possui uma grande variedade de comércios e indústrias instaladas, que geram empregos e renda para o município.

Os tangaraenses contam com uma mídia ampla na área televisiva, jornalística e de rádio. E também, há as telefonias fixas e móveis com milhares de usuários.

Na educação, contamos com três faculdades, além de outras à distância. Que além de atender a população local, atrai estudantes vários lugares do estado e também dos estados vizinhos; o que fez com que a cidade recebesse o título de “cidade universitária”.

A cidade também possui vários pontos turísticos, localizados dentro e no entorno do perímetro urbano, que atrai um grande número de turistas por suas belezas naturais e outros atrativos para a diversão dos visitantes.

Entretanto, como toda a cidade brasileira, Tangará da Serra possui aspectos negativos em sua história também, dentre os quais, podemos destacar escândalos políticos, que geraram a cassações de prefeitos e vereadores; desvio de verbas na área da saúde, no qual milhões foram desviados para proveito próprio; assassinatos e estupros que chocaram a população; e o tráfico de drogas e furtos que geram cada vez mais revolta e medo aos habitantes.

Enfim, Tangará da Serra, é uma cidade considerada exemplo de desenvolvimento no estado do MT, mas, mesmo com o persistente lado negativo, o município não deixa de ser um ótimo lugar para se viver, trabalhar, estudar, visitar e investir; pois, apesar de tudo, as características boas ainda superam as negativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário