domingo, 10 de outubro de 2010

Tangará da Serra, bela ou fera?

por Diego Santana Pereira

Tangará da Serra situa-se no médio norte do Mato Grosso, cuja cidade é rodeada de belezas naturais como rios, cachoeiras e paisagens deslumbrantes. Possui uma economia que gira em torno do agronegócio e é considerada a sexta cidade de maior população do estado com uma gente bonita e hospitaleira. Porém, em torno de toda essa beleza, vieram os problemas sociais com o seu crescimento acelerado, principalmente a violência.

Há poucos anos, a vítima foi uma menina de apenas 11 anos que fora estuprada e assassinada. Ela foi encontrada morta próximo ao colégio onde estudava. A morte de forma tão violenta, chocou a população tangaraense que se solidarizou com a família. Nas escolas, os alunos foram dispensados para visitar a família e ver o corpo da menina, as crianças não conseguiam entender o que estava acontecendo, era difícil até mesmo para os adultos.

Para a polícia, ainda era um mistério, e esse crime não era inédito em Tangará da Serra, alguns anos antes, uma adolescente também fora vítima de estupro seguido de morte.
Questionávamos-nos: O que será que leva uma pessoa a praticar tal ato? Agora, mais maduro, procuro ver o que dizem os estudiosos no assunto.

Segundo o sociólogo Orson Camargo, diversos fatores colaboram para aumentar a violência, tais como a urbanização acelerada, que traz um grande fluxo de pessoas para as áreas urbanas e assim contribui para um crescimento desordenado e desorganizado das cidades. Colaboram também para o aumento da violência as fortes aspirações de consumo, em parte frustradas pelas dificuldades de inserção no mercado de trabalho, dentre outros fatores.

Creio que tanto a primeira quanto a segunda hipótese podem justificar a violência em Tangará da Serra, tendo em vista que outrora, já fora calma e tranquila, onde podíamos sair e voltar sem medo, atualmente, não nos sentimos mais seguros nem mesmo dentro de nossas próprias casas.

Urge que nossos governantes tomem providências no sentido de pensar numa política que venha contemplar esse contingente de emigrantes que procuram a cidade para moradia, sem que seja necessário o aumento da violência. Afinal, o crescimento da cidade trará benefícios como aumento da arrecadação, por exemplo, porém, se faz necessário pensar nos pontos negativos, de maneira que possa beneficiar, sem riscos, a população como um todo.

Em minha opinião, esse caso, foi mais um dos vários crimes que acontecem no mundo todo, em especial nos grandes centros. Para que se diminuam esses delitos, o ideal seria que a administração pública investisse mais em educação e segurança. Outra possível solução seria a criação de leis mais rigorosas e justas para todo cidadão, independentemente de classe social ou cultural. Assim, teríamos uma Tangará, que já é bela por natureza, mais tranquila, onde realmente poderíamos exercer o nosso direito de ir e vir com segurança e tranquilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário