domingo, 10 de outubro de 2010

Mais consciência ambiental para Tangará da Serra

por Karina Herbaly

Minha cidade é repleta de belezas naturais, tais como belos rios, cachoeiras encantadoras, um maravilhoso bosque bem no centro da cidade onde as pessoas passam longas horas fazendo caminhadas enquanto crianças se divertem em um parquinho bem ao estilo natural e, diga-se de passagem, que ainda existem alguns animais silvestres e aves que povoam o lugar, uma vista de encher os olhos.

A vida urbana é bastante agitada, o comércio tem se expandido a cada dia, e existem muitos lugares para se passar um final de semana relaxante, como o famoso e turístico Salto das Nuvens e várias pousadas. A vida noturna, também nada deixa a desejar, contamos com várias lanchonetes, dançanterias, choperias, além de um belíssimo parque de exposições que atrai pessoas de toda a região e diverte a população no mês de setembro.

Em educação, é pólo, pois conta com muitas escolas e universidades privadas e uma pública estadual, já ganhou até um segundo nome: Cidade Universitária.

Na área da saúde, já contamos com os mais variados tipos de especialidades médicas, sem contar com os laboratórios e clínicas especializadas para os mais diversos tipos de exames, e esta jovem promete muito mais pelos projetos futuros e outros já em andamento. Orgulho-me desta cidade em vários aspectos.

Entretanto, é lamentável que ainda falte consciência ambiental por parte da maioria da população, pois muitas pessoas não ajudam a preservar a natureza, pois é visível muito lixo, tanto nas ruas como nos rios, até parece que não se deram conta de que a poluição é prejudicial à própria população. Podemos perceber nos bairros, avenidas e casas que quem faz a poluição somos nós mesmos, nem todas as pessoas estão habituadas a separar o lixo, mesmo com o incentivo da gestão municipal, que presenteou a cidade com o “Recicla”, cuja coleta é feita separadamente em dias programados,mas, mesmo assim, muitas pessoas ainda jogam sujeira nas ruas, outros queimam os lixos do quintal e com isso, nosso ar já está em situação deplorável em virtude do tempo muito seco, além das queimadas que têm sido constante na região, ao invés da população ajudar, acabam piorando ainda mais a situação.

Precisamos fazer algo para melhorar nossa terra natal, assim estaremos ajudando a nossa cidade a progredir e prosperar muito mais ainda, não podemos permitir que nossa vegetação, aos poucos sucumba.

Tangará da Serra precisa de pessoas guerreiras que ajudem a salvar a nossa natureza, mesmo com esse progresso galopante, sabemos que é possível se cada um fizer a sua parte, afinal, quem sairá ganhando seremos nós mesmos, que além de ter o privilégio de morar numa cidade abençoada pela natureza, poderemos contar com uma beleza ímpar em todos os sentidos. Para que isso ocorra, far-se-á necessário, conscientização por parte da população em geral.

Aos nossos gestores administrativos, sugiro que invistam ainda mais em campanhas de conscientização, seja na mídia ou com distribuição de panfletos, e até mesmo campanhas educativas nas escolas, pois algo precisa ser feito com a máxima urgência, somente assim, teremos uma Tangará muito mais bela se nos unirmos nesta luta. Acredito que todos juntos conseguiremos salvar nossa vegetação e nossos rios, proporcionado assim, ainda mais beleza à nossa querida Tangará da Serra, que consequentemente atrairá ainda mais turistas e mais renda ao nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário