domingo, 10 de outubro de 2010

Entre duas serras, vivo em Tangará da Serra

por Fabiana Fernandes

Tangará da Serra é uma cidade que tem crescido muito ultimamente, na parte econômica, política, cultural, e, principalmente na área de construção civil, tanto, que já contamos até com uma escola de curso profissionalizante para capacitar mais pessoas na área, e isto, de certa forma favorece a população de um modo geral, uma vez que gera mais rendas e empregos para o nosso município. Mais empresas têm se instalado na região e seus habitantes vão assistindo a esse progresso com entusiasmo; isto, sem contar as belezas naturais, como belas cachoeiras, rios, um lindo bosque, que além de entreter os tangaraenses, tem atraído turistas para a cidade. Minha cidade também é pólo em educação e saúde.

Na educação, contamos com mais de 50 escolas, entre estaduais, municipais, privadas e várias faculdades particulares e uma pública estadual, que tem atraído estudantes dos mais diversos locais do Brasil, rendendo ainda mais tributos para a cidade. Na saúde, temos médicos com as mais diversas especialidades e laboratórios que realizam a maioria dos exames solicitados, não sendo mais necessário seus habitantes se locomoverem para a capital, como fazíamos há algum tempo.

Reconhecemos que a atual gestão administrativa, tem se preocupado com a área da saúde em específico, pois, ultimamente inauguraram um centro de hemodiálise, um de Terapia, um laboratório de análises clínicas e um necrotério. Realmente um grande avanço, embora, ainda almeja-se uma boa reforma em nosso Hospital Regional (Santa Casa). Mas, como em toda cidade que evolui rapidamente evolui-se também os problemas sociais, e Tangará tem sofrido muito, principalmente com a violência, aliás, creio que desproporcional para o tamanho da cidade.

Para citar apenas um dos casos que chocou a população; há mais ou menos dois anos, ocorreu mais um caso de estupro, seguido de morte, cuja vítima fora agredida no percurso de sua escola para casa. Até hoje, me pergunto: O que leva um ser humano a praticar tal ato?

Um sociólogo e Patologista da Violência, atribui casos como esse, à falta de organização, para ele, esse é o fator desestabilizador, diz que: “... ao impedir o acesso de populações inteiras a condições dignas de vida, como moradia, alimentação adequada, educação, salubridade e emprego, criam-se as circunstâncias que favorecem desregramentos, vícios e, em muitos casos, condutas criminosas”.

Tendo em vista a tese sustentada, urgente seria que nossos governantes tomassem as devidas providências, pois este, dentre outros casos de violência, tem se repetido com certa frequência em nossa cidade, triste saber que um estuprador, roubou os sonhos de uma criança, desestruturou psicologicamente uma família inteira e deixou a sociedade insegura e assustada.

Cabe ao poder público, zelar pela nossa segurança, garantindo assim o nosso direito de ir e vir com liberdade, afinal, pagamos nossos impostos, e é o mínimo que podemos exigir, além do mais, parte das ações necessárias está na gestão urbana, e compete ao município. É chegada a hora, política não se faz só com promessas em período eleitoral, nossa cidade merece a paz e a segurança tão desejadas pela população. Somente assim poderemos contemplar as belezas naturais de nossa bela Tangará da Serra e usufruirmos de tudo que ela tem para nos oferecer, mas, com a segurança merecida e essencial em qualquer sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário