sábado, 25 de setembro de 2010

O crescimento da cidade e os problemas sociais

por Andriele

Os dados de violência em Tangará da Serra vêm aumentando cada vez mais. Estupros, roubos, assassinatos dentre outros tipos de crime têm acontecido quase que diariamente. A situação está ficando critica, e ao que parece, o poder público já não sabe mais que atitude tomar em relação à crescente violência na cidade.

Sabemos que a cidade vem se desenvolvendo muito rápido e como conseqüência muitas coisas tendem a mudar, inclusive o aumento da violência. O aumento populacional pode ser um agravante, pois a cidade ainda não possui infraestrutura necessária para tamanho crescimento, e aparentemente, a gestão pública parece tratar a situação com descaso. A falta de investimento em educação, saúde e qualidade de vida, pode ser um dos fatores da real consequência dessa violência.

Muitas pessoas que vivem em condições precárias passam a roubar, matar e brigar por qualquer motivo, embora o fim não justifique o meio. A desigualdade social é outro problema, enquanto uns possuem valor aquisitivo alto, outros não possuem condições dignas de vida. Segundo Rousseau “O ser humano nasce naturalmente bom, o meio que o transforma.” Partindo desse pressuposto, poder-se-ia dizer que a convívio familiar e em sociedade também pode influenciar na conduta do sujeito, pois se o jovem é criado no seio de uma família com problemas financeiros, brigas constantes, alcoolismo, entre outros problemas, consequentemente os filhos crescerão carregando em si os problemas que a sua família possui e o risco de passar para o mundo das drogas e do crime é muito mais alto, comparado ao jovem criado em uma família bem estruturada.

Na verdade, em se tratando especificamente de Tangará da Serra, creio que as drogas têm sido um dos maiores problemas que a sociedade Tangaraense e brasileira de um modo geral vem enfrentando, e tem afetado cada vez mais as famílias brasileiras. O ideal seria que os nossos governantes aprovassem políticas públicas de prevenção às drogas, pois, muitos jovens, independentemente de classe social estão cada vez mais envolvidos com as drogas. Se tais medidas forem colocadas em prática, acredito que diminuiria, ou quem sabe até se extinguiria a violência urbana que tanto tem preocupado a população de um modo geral e quem sabe, a população teria o seu direito de ir e vir com tranquilidade e segurança, cujo direito garantido e assegurado em lei, mas, ultimamente, poucos o possuem.

Interessante e urgente seria mais investimentos em segurança pública e educação. Acredito que a sociedade também possui uma parcela de culpa, em virtude do preconceito que têm com a população de classe baixa, o preconceito de classe e nível social deveria ter um fim. Pois quando as pessoas se sentem excluídas, passam fazer de tudo, na tentativa de incluir-se.

Algo tem que ser feito com urgência para que o índice de violência diminua, pois a cada dia a cidade cresce e se desenvolve. Precisamos de uma solução rápida e eficaz por parte do poder público para que a população tangaraense possa se sentir mais segura e mais feliz.

Um comentário: