domingo, 26 de setembro de 2010

Minha terra natal

por Greiciele Soares Souza

Tangará da Serra está localizada a 240 km da capital Cuiabá, é uma cidade em pleno desenvolvimento, atualmente, conta com uma população de mais de 70.000 habitantes, cujas pessoas muito trabalhadoras e com um carisma contagiante, são receptivas com aqueles que buscam a beleza e o lazer de uma cidade bem típica do interior. Minha cidade fica entre a Serra Itapirapuã e a Serra dos Parecis, abrangendo três ecossistemas importantes do território brasileiro, o Pantanal, Amazônia mato-grossense e o Cerrado.

Esta é a minha cidade natal, e com muito orgulho posso dizer que é muito bom viver nesse lugar, pois, além de ser linda, é muito aconchegante. Tanto que algumas das belezas naturais e todo o potencial turístico que oferece a seus visitantes, para citar alguns, temos a Cachoeira e Mirante Mina Azul, Cachoeira Salto das Nuvens, Santo Maciel, Cachoeira Coqueiral, Pesqueiro Piracema, Rio Formoso entre outros. O que atrai muitas pessoas que apreciam esportes radicais como o rafting por exemplo.

Mas, ao decorrer dos anos, a cidade começou a apresentar algumas deficiências, devido ao fato de que a população está crescendo, e a violência aumentando. Para chegarmos a tal conclusão, nem é necessário recorrermos a estatísticas, basta ligarmos a TV em qualquer das emissoras que nos deparamos com as notícias, como se já fossem normais, são roubos, homicídios, acidentes, principalmente de motos, assaltos, estupros entre outros.

Mesmo diante desse caos, não acredito que esse quadro seja irremediável, se nossos governantes seguirem alguns exemplos nacionais ou internacionais, tenho certeza que a paz voltaria a reinar na cidade pólo, uma das mais importantes da região.

Um bom modelo de ação a ser seguido foi o adotado em Vigário Geral, no Rio de Janeiro no ano de 1993. O Grupo Cultural Afro Reggae. A iniciativa tirou das ruas, do desemprego e do tráfico, cerca de 750 jovens.

Convenhamos que com vontade e ação política de nossas autoridades, muitos problemas poderão ser resolvidos, basta que busquem exemplos que deram certo em outros lugares e tentar aplicar à nossa realidade, nem é necessário ir até o lugar, hoje, com apenas um toque, você se conecta com o mundo inteiro, basta querer.

Espero que minha proposta seja avaliada, pois, eu e todos os tangaraenses desejamos viver com tranquilidade em nossa cidade, que tão rica e tão bela, só terá a ganhar com o aumento da população, que consequentemente arrecadará e crescerá cada vez mais.

Quero continuar orgulhosa de minha terra natal, que não deixa de ser uma cidade maravilhosa para se viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário