sábado, 25 de setembro de 2010

Minha cidade tem ipês, onde cantam os Tangarás

Por Emily Nascimento Garcia

Parafraseando o poeta Gonçalves Dias: “Minha terra tem palmeiras, onde canta o Sabiá” O mesmo posso dizer de minha cidade, que é repleta de belezas naturais e tem ipês onde cantam tangarás e periquitos e atrai olhares durante a primavera.

Recebe esse nome devido ao pássaro Tangará de cores vivas e canto macio, cheio, vivo e sonoro onde, inspirou os primeiros habitantes da região e aliou-se o nome a majestosa serra do Itapirapuã, batizando a localidade como Tangará da Serra.

Devido ao seu relevo e hidrografia, é apreciada para a prática de esportes como o rafting, bicicross e rapel, que geram muita adrenalina e emoção a quem pratica e a quem aprecia aventuras. Belíssimas cachoeiras, bosques e uma bela avenida com canteiros de ipês, adicionam beleza e lazer aos habitantes e turistas.

Economicamente é reconhecida como um dos principais pólos de prestação de serviços da região e apresenta PIB e renda per capita surreais para os padrões latino americano.

Assim, é notável que nossa cidade nos proporcione orgulho, mas, infelizmente, como em toda cidade, também possui muitos problemas.

A jovem Tangara da Serra, com apenas 34 anos, segundo o IBGE conta com 70.259 habitantes e tende a crescer cada vez mais. Porém, como consequência, geralmente os problemas sociais acompanham o crescimento, o que requer melhor acompanhamento por parte de gestão administrativa, para abrigar a população sem que haja problemas como desabrigados, o aparecimento de favelas, aumento da violência, etc.

Mas, não é o que ocorre, a cidade cresceu e ainda temos somente um hospital público para a cidade e regiões circunvizinhas e para agravar ainda mais a situação, atualmente a mídia local noticiou um grande desvio de verbas dos cofres públicos que seriam destinadas à saúde. A ambição de poucos, em fraudar essa verba, extraiu a oportunidade que muitos receberiam através de uma melhora significativa na saúde e que beneficiariam todos aqueles que são cumpridores dos seus deveres, dentre os quais, os pagamentos dos tributos, e que merecem ver o seu dinheiro sendo investido nos devidos propósitos.

Nietzsche já dizia que “Uma Sociedade onde a corrupção se instala é acusada de abandono”, assim sendo, não podemos permitir que corrupções aconteçam, nem tão pouco abandonar nossa cidade, pois é nosso dever como cidadãos acompanhar e cobrar transparência quanto à utilização dos impostos que pagamos.

Para que nossa cidade evolua e a população tenha uma qualidade de vida dentro dos padrões desejáveis, o ideal seria que nossos governantes investissem mais em políticas públicas que viessem ao encontro das reais necessidades do povo tangaraense tais como: a construção de casas populares, segurança mais concreta com mais instalações de postos de iluminação, policiamento 24 horas, pavimentação das ruas que, na seca causam danos à saúde da população e nas chuvas atolam os carros, e, sobretudo, uma melhora significativa na área da saúde, como a construção ou ampliação de hospitais bem equipados, que atenda qualquer problema de seus habitantes, ou mesmo das regiões vizinhas.

Segundo Gramsci “O desafio da modernidade é viver sem ilusões, sem se tornar desiludido”. Queremos viver assim, sem ilusões, pois nenhum tangaraense se presta ao papel de truão e cidadania também se faz quando lutamos por nossos direitos exigindo de nossos governantes, caráter honesto, justo e o cumprimento de suas obrigações.

Estas, dentre outras sólidas ações, poderiam amenizar pelo menos parte dos nossos problemas, o que faria se não todas, muitas pessoas mais felizes, realizadas e agradecidas a nossa bela Tangará da Serra, cuja beleza ficaria ainda mais visível, seu povo mais feliz e os turistas mais encantados ainda.

Está é a Tangará da Serra dos sonhos de muitos, e orgulho de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário