sábado, 25 de setembro de 2010

A bela Tangará da Serra

por Loana

Tangará da Serra, cidade onde vivo, é muito bonita e abençoada pela natureza, a avenida principal, em especial no mês de agosto, é repleta de ipês com cores variadas, uma paisagem deslumbrante! Possui belíssimas cachoeiras e lindos rios, onde os amadores de esportes radicais aproveitam para se divertirem nos finais de semana. O povo tangaraense é solidário e hospitaleiro, uma grande família, todos se ajudam na hora da necessidade, tenho orgulho de morar neste lugar.

Temos um grande potencial turístico e além do mais, minha cidade também é pólo em educação e saúde, atende toda a região e atrai estudantes de várias partes do país, principalmente pelo curso de agronomia, que segundo pesquisas é um dos melhores do Brasil, perdendo apenas para Viçosa em Minas Gerais.

Temos muitas escolas de Ensino Fundamental e Médio e escolas para alunos especiais, como APAE, AADATA, que me atende e outras mais. Estamos muito bem nessa área.

Na Saúde, temos muitos médicos e laboratórios que realizam os mais diversos tipos de exames, raramente precisamos ir à capital a procura de serviços médicos.

Mas, por outro lado, temos muitos problemas também, principalmente, relacionados a roubos e drogas, pois, os jovens que usam drogas, tomam coragem e entram nas casas de pessoas de bem para roubar, também assaltam as pessoas nas ruas, tanto durante o dia como à noite. Os policiais sempre prendem esses bandidos, mas, ainda existem muitos menores nas ruas, pois a lei os protege, dificultando assim, a nossa segurança.

Outro problema sério na cidade são as queimadas em tempos de seca, as pessoas mal conseguem respirar por causa da fumaça no ar, mesmo com os Bombeiros apagando o fogo todos os dias; a população parece não ter consciência ambiental ainda. O ideal seria que a gestão municipal investisse mais em campanhas de conscientização para os habitantes.

Na política, há pouco tempo, a televisão noticiou desvio de verba na Secretaria de Saúde, logo na saúde, área que a população mais necessita, queremos esse dinheiro de volta aos cofres públicos, mas, às vezes noticiam coisas boas também, poderia ter muito mais, porém, deixam de falar das coisas boas como os trabalhos desenvolvidos em escolas, muitas vezes convidamos e não comparecem, talvez por não dar ibope.

Esta é a minha cidade, com defeitos e qualidades como muitas outras, gostaria que mostrassem também as melhorias das ruas, em especial o trânsito e que a mídia visitasse mais as escolas para mostrar as coisas boas que alunos e professores produzem, e, sobretudo, que as pessoas em geral acordassem para o grande problema: Evitar as queimadas e que os habitantes cobrassem mais de nossos governantes, participassem das reuniões da Câmara Municipal e clamassem por justiça, igualdade social, segurança, habitação e saúde, se isso acontecer, minha cidade será um paraíso, ainda mais bela e abençoada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário