sábado, 25 de setembro de 2010

Tangará merece segurança

por Leandro da Silva Souza

O município de Tangará da Serra é conhecido regionalmente por ter um povo hospitaleiro, e principalmente por suas riquezas naturais tais como: cachoeiras, rios, serras e também nosso bosque municipal que é frequentado por muitas famílias, tanto para caminhadas como para ter contato direto com a natureza. Mas, não se restringe só a isso, temos ainda vários clubes com piscinas e também pousadas. Orgulho-me da maravilhosa Tangará. Mas, nos últimos anos a violência vem mudando a cara da cidade com um grande número de assaltos e assassinatos.

Segundo o chefe de Operações da Polícia Judiciária Civil, somente no primeiro semestre de 2010 foram registrados um total de onze homicídios na cidade, segundo ele, maio foi o mês mais violento até agora, com cinco mortes, praticamente a metade em quase seis meses. Bem desproporcional para o seu tamanho e número de habitantes.

Porém, o que mais chocou a sociedade tangaraense, ocorreu há mais menos três anos, quando uma menina de 11 anos de idade fora estuprada e morta. A garota participava de uma atividade extra na escola no período matutino quando o triste fato aconteceu. Depois deste, outros de natureza diversa tem acontecido quase que diariamente. O que leva o ser humano a cometer tal ato? Acredito que o consumo de drogas tem contribuído, pois, a pessoa em sã consciência jamais teria coragem para praticar crimes dessa natureza ou mesmo de outras. O chefe de operações da polícia, Sr. Jucemílson Nazário, afirma que 90% dos casos registrados até o momento estão relacionados às drogas, como foi o caso do crime de latrocínio de Renato da Silva Molin Junior, 24 anos, onde quatro viciados mataram o jovem para roubar o carro do mesmo e depois trocá-los por drogas, provavelmente na Bolívia. “O tráfico e o consumo incentivam o roubo, o furto e também os homicídios. O usuário furta e rouba para manter o vício e também para pagar o que deve aos traficantes”.

Diante da afirmativa, nos resta clamar por segurança, porém, antes de tudo, o ideal seria criação de um projeto que tratasse diretamente a causa, como por exemplo, a internação dos usuários para tratamento, pois quando reclusos, tendem a saírem piores do que quando entraram, uma vez que as drogas continuam a fazer parte da vida dos mesmos, só não entendemos ou sabemos como têm acesso e também não compete a nós resolver. Caso não seja possível, tenho uma opinião nem tão humana, mas passiva de análise e reflexão.

Sou favorável a pena de morte, pois só assim essas pessoas pensariam mais antes de cometer os crimes, pois, a partir do momento que internalizaram que “não dá nada”, e que a prisão é apenas um lugar onde esses criminosos esperam a “poeira baixar” e logo estão de volta às ruas cometendo os mesmos crimes com a população, não se preocupam. Enquanto isso não for resolvido esses delitos se tornarão cada vez frequentes em nossa sociedade. Minha cidade merece esse cuidado, afinal, é privilegiada pela natureza e abençoada em tantas outras áreas, só precisamos da tão sonhada paz e segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário