quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Tangará da Serra vista sob outro ângulo

por Arthur Freitas Rego

Cidade de Tangará da Serra - MT
A cidade de Tangará é adorada por todos, escolhida por muitas pessoas para se viver, pois existem muitas coisas boas, temos vários pontos turísticos, como belas cachoeiras e rios propícios para esportes radicais como o rafting, rapel, dentre outros, que diverte ainda mais a população e atrai turistas que apreciam e praticam os mais diversos tipos de esporte. Temos ainda um belo bosque muito bem equipado no centro da cidade, que serve para os adultos fazer caminhadas e para as crianças brincarem no parque ou até mesmo passar um dia relaxante, além das diversas variedades de plantas, que servem de pesquisa para alunos e professores, sem contar, que ainda existem alguns animais correndo por entre as matas e trilhas, como macacos, cuatis, e vários outros animais que lá vivem. Minha cidade é um dos lugares aconselháveis para quem quer fazer uma viagem relaxante e curtir belas paisagens.

O centro da cidade é bastante movimentado, os canteiros com belas plantas que mudam de acordo com as estações do ano, adicionam uma beleza ainda maior, ao cair da tarde, o asfalto fica totalmente colorido com as mais belas flores da estação, enquanto bandos de periquitos cantarolam entusiasmados. Uma boa visão para quem aprecia esse tipo de cena.

O comércio, não deixa nada a desejar, podemos dizer que temos de tudo, não sendo mais necessário seus habitantes se deslocarem para a capital, para efetuar suas compras ou coisas do gênero.

Mas, por outro lado, existem várias histórias de crimes que ocorreram e continuam ocorrendo em Tangará da Serra, muitos terminaram em mortes, sequestros, estupros, sem falar dos assaltos que ocorrem quase que diariamente. Desses crimes, alguns, chocaram e ficaram na memória da população, a exemplo do caso Flávia, cuja jovem, voltava da igreja quando foi abordada por alguns elementos, que em seguida a estupraram e a assassinaram, o crime aconteceu há mais de dois anos, mas a população não esquece. Felizmente, o desfecho desse caso se deu com os culpados presos e condenados pela justiça. No entanto, nem sempre tem sido assim, já ouve outro caso semelhante que não teve o mesmo desfecho.

Na verdade, os habitantes precisam de mais segurança, a administração pública não tem dado a devida atenção que a cidade merece neste aspecto, pois existem ainda muitos terrenos baldios infestados de mato e sujeira, que serve, muitas vezes de refúgio para marginais e usuários de drogas, colocando em risco a segurança de pessoas honestas, trabalhadoras e, sobretudo, pagadoras de seus impostos.

Para que crimes como esses não ocorram mais, seria necessário que as autoridades públicas investissem principalmente em iluminação pública e limpeza dos terrenos baldios, de maneira, que garanta assim, o direito de ir e vir de todo cidadão, porém, com segurança.

Assim sendo, nossa cidade que já é bela por natureza, ficaria ainda melhor, o que atrairia mais turistas, e até mesmo novas empresas, o que geraria muito mais emprego e renda para esta cidade que tanto nos orgulha.


Arthur Freitas Rego, aluno do 3 ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor João Batista

Um comentário:

  1. Realmente , o texto está ótimo!
    O grande problema da nossa região , nao é economico , más sim social .
    Problemas relativamente simples , que com um pouco de força de vontade dos nossos governantes , seriam amenizados ou resolvidos.O investimento nao pode estar centrado em Infra-Estrutura , nao que isso nao seja importante , más , deve se investir em pessoal , pagar melhor os professores que se dedicam tanto para transmitir conhecimento , basta analisar , os paises que se desenvolveram nas ultimas 2 decadas investiram PESADO em educação e qualificação profissional , além de remuneração digna para professores e funcionarios das escolas!

    ResponderExcluir