segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Como evitar espinhas: Experiências e Dicas de Adolescentes

Por: Leonardo Sibie 3º Ano A

Espinha é um problema que atinge a maioria dos jovens em todo o mundo, e é um problema que deve ser encarado de frente, já que não se trata de um assunto qualquer, mas, estamos lidando com uma doença que segundo os dermatologistas, em algumas pessoas ela pode  aparecer  até os 50 anos de idade.
Atualmente existem vários tratamentos para esse mal que atinge, sobretudo os adolescentes, que além de incomodar, deixa-os com uma aparência horrível e muitas vezes chega a atingir até o psicológico da pessoa, devido à rejeição que sofrem por alguém do grupo de convívio.
Fiz uma pesquisa com colegas que convivem com o problema e alguns sugerem dicas como: Lavar o rosto duas vezes por dia com um sabonete à base de enxofre ajuda a manter a pele saudável; evitar o sol depois das 9 da manhã e antes das 4 da tarde, ter uma boa alimentação à base de frutas, sucos naturais feito na hora e legumes ajudam a manter o organismo limpo,  evitar frituras ou alimentos gordurosos também ajuda, e se o problema for grave, o ideal é procurar um dermatologista que está apto a tratar esse tipo de doença.
Não só para mim que convivo com esse problema, mas para outras pessoas, vale a pena seguir as dicas, pois, além de ajudar a evitar, pode-se também prevenir, que é melhor que remediar, já dizia o ditado popular.
Quanto antes cuidar, melhor e mais rápido pode amenizar ou até mesmo curar essas espinhas que tanto incomodam, porém, se o problema for muito grave, somente o dermatologista poderá dar o diagnóstico correto, pois, segundo eles, não existe um tratamento etiológico, e sim, deve ser tratada caso a caso.
Entretanto, nem todos têm condições de fazer o tratamento por seu alto custo, por esta razão, em minha opinião, o SUS – Sistema Único de Saúde deveria contratar médicos especialistas no caso, já que grande parte da população jovem sofre com o mal, assim, amenizaria o mal e consequentemente aumentaria a autoestima dos jovens e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário