sábado, 4 de maio de 2013

Artigo de opinião - Riqueza financeira ou natural: Qual vale mais?


Por: Karina Norbach
 
Tangará da Serra é uma das cidades mais belas e desenvolvidas do médio norte. Segundo o IBGE, conta com aproximadamente 83.431 mil habitantes (2011) e é conhecida por suas belezas naturais e pontos turísticos, que encantam moradores e visitantes de todo o Brasil.
Minha cidade também é pólo em educação e saúde. Temos várias faculdades privadas e uma pública, a Unemat – Universidade do Estado de Mato Grosso, com os cursos de Letras, Administração, Ciências Contábeis, Biologia, Agronomia e Enfermagem, cujos cursos atraem estudantes dos mais variados lugares do país, o que contribui ainda mais para o crescimento da cidade.
Nosso povo é hospitaleiro e diversificado; encontramos aqui nordestinos, mineiros, paranaenses e gaúchos, e para ajudá-los a preservar suas tradições e suas origens, temos o centro de tradições gaúcha (CTG) e nordestina (CTN), que atrai milhares de pessoas às festas promovidas durante o ano.
Mas, posso dizer que o que temos de mais belo em nosso município é o Salto das Nuvens, a famosa cachoeira do Rio Sepotuba que, de tão magnífica, chega a nos hipnotizar. Entretanto, esse patrimônio está sendo ameaçado pela construção de uma usina hidrelétrica, que ocasionaria a perda de mais de 40% de seu volume de água.
O caso tem gerado descontentamento e muita polêmica. A grande maioria da população é contrária ao projeto, argumentam que o Salto das Nuvens é o mais belo cartão postal da cidade, atraindo turistas do Brasil e do mundo. Outra parte é favorável, pois acreditam que com a construção da usina geraria emprego e renda, o que beneficiaria a população.
Em minha opinião, todos deveriam valorizar as riquezas naturais, cujo bem, de preço incalculável, além de que, esse atrativo de nossa região é o nosso maior orgulho, portanto, jamais concordaria, pois somente quem teve a oportunidade de contemplar tamanha maravilha, sabe quão boa e agradável é a sensação de escutar o som da água, presenciar a natureza e a sua combinação perfeita de flora e fauna, e descansar observando umas das mais belas obras da natureza.
O ideal seria que parassem de pensar apenas em lucro, e passassem a pensar no bem-estar da população e no bem-estar natural. Afinal, o que seria de Tangará da Serra sem o que há de mais belo? Nosso Salto das Nuvens e, com ele, o sorriso da população satisfeita e respeitada, mesmo porque merecemos esse respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário