segunda-feira, 13 de maio de 2013

Crônica- Férias em família


Por  Kamilla Rezende -  2º A Matutino
 
Devemos admitir que depois de estudar e estressar-se com tarefas, provas e trabalhos merecemos uma recompensa e falem sério! Existe algo melhor para um estudante, que as sonhadas e merecidas férias? 
Dormir até tarde, comer pizza, lasanha, jogar vídeo game,  tomar tereré e tudo isso sem se preocupar com o horário? Mas, por outro lado, é o momento que, coincidentemente toda a família desfrutam do mesmo lazer e combinam de se reunir e se juntam,  pai, mãe, avó, tia, primo, outra tia e mais primos. Final de ano, todos se reúnem, os parentes vêm de longe, a casa fica cheia, menos aconchegante e é a partir daí que tudo começa.

É  nesse período que ocorre as disputas de natação no Rio Sepotuba, é só reunir todos os primos que a disputa começa, cada um querendo bancar o “César Cielo”. E a equipe técnica logo é formada: Papai é o juiz, titio, o salva-vidas, mamãe  a “mãe Diná”, prevendo que isso não vai acabar bem. Ah! Quase esqueço a vovó, ela é a única que nos dá um apoio moral.

E começa a disputa! Seu primo se achando o maioral começa a nadar cada vez mais rápido, você nada, nada e se dá conta que não saiu do lugar, quer coisa mais frustrante? Suas primas parecem estar fazendo  nado sincronizado, no mesmo ritmo lento, mas cheio de estilo! Mamãe toda preocupada diz: “Filha, nada só no rasinho! Penso comigo mesma, como vou nadar com a água batendo nas canelas? 

No máximo,  vou estar parecendo uma baleia encalhada, e de quebra  acabarei me afogando .
E o primo? Coitado foi se exibir e quase acabou descendo uma cachoeira,  sem contar a hipotermia  que sofreu depois. E mamãe vem com seu discurso: Eu avisei!

 Já irritada, neste momento mamãe pega a vara de pescar, e fico a me perguntar se ela  vai me bater ou me fazer de isca. De acordo com o ditado popular, dizem quem está nervoso deve ir pescar, pois é, acho que é uma indireta para meus pais, mas. Ocorre que até os peixes estão correndo de medo deles.
Cansada de tanta  confusão, toda emocionada observando a paisagem ao meu redor, resolvo pescar. Coloco a isca no anzol, parto para um cantinho onde prevejo que estarei em paz, inicio a pescaria, de repente sinto uma fisgada, fico ansiosa,  penso entusiasmada, é dos grandes! Realmente... Era dos grandes,  mas, não era um peixe, era um galho de árvore. Me conformo, pois  pelo menos desta vez não foi uma sacola plástica, garrafa pet ou lata de cerveja, pois ultimamente, em vez de peixe são essas espécies nada comestíveis que pescamos e encontramos nos rios.

Finalmente é hora de ir embora! Recolhemos tudo e retornamos, chegando em casa e tomamos um susto ao nos vermos no espelho, parecia que em vez de assarem o peru no natal assaram a gente, todos exageradamente bronzeados, cheios de areia , cabelo “ Tchûnai”, e com uma caixa acústica dentro do ouvido. A primeira coisa é enfrentar a fila do banheiro e se fosse possível tomar banho com soda cáustica, vai saber o que seus primos e toda aquela galera fez naquela água?

 Depois de tudo isso, hora do “rango” e quem não gosta daquela comida de domingo na casa da vovó?  Se coração de mãe sempre cabe mais um, de avó então, cabe mais cem! Fato comprovado, convidamos dez pessoas e aparecem vinte. O almoço vira lanche da tarde, que vira janta, é tanta comida que ficamos três dias comendo a mesma coisa para não desperdiçar  nada. Mas, o mais engraçado é ver seus tios bêbados dançando “lambadão cuiabano” ou até mesmo  "Gangnam style". Mas, enfim, são esses momentos engraçados e preciosos em família que não poderiam faltar  nas férias e que nos dão um ânimo para voltar às aulas, cheio de novidades! Família, é e sempre será a célula da sociedade! Já dizia Fernando Sabino em sua crônica.

2 comentários:

  1. Kamilinha, você é meu orgulho! Exemplo de dedicação aos estudos, força de vontade, a "menina dos meus olhos". Parabéns por mais esta belíssima crônica, você aprendeu a aprender, pode ser cronista de profissão meu anjo!
    Sucesso sempre é o que lhe desejo.
    Prof. Maria Elena

    ResponderExcluir
  2. Realmente muito bom! Estava pesquisando como escrever um post de blog e caí aqui nesse site. Me surpreendeu em demasiado a leveza e diversão de sua crônica. Adorei!

    ResponderExcluir