Por: Adriele Andrade
Prevenir é melhor que remediar. Assim, mantenha a face limpa quando possível. Use um sabonete especial para o rosto caso tenha uma pele problemática, recomendam os dermatologistas.Tanto as mulheres quanto os homens sofrem por causa das espinhas, mas, segundo especialistas, as mulheres são as mais atingidas devido à alteração do ciclo hormonal e o uso dos anticoncepcionais. Portanto, se você sofre com este problema aqui vão cinco dicas do dermatologista Antônio Picoto para evitar e tratar as espinhas:
1-Lave bem o rosto com um sabonete apropriado para acne e seu tipo de pele, pelo menos duas vezes ao dia, de manhã e a noite.
2-Nunca exprema as acnes, pois isso pode levar ao aparecimento de mais espinhas ou até mesmo deixar cicatrizes que não são nada legais.
3-Por menos que use maquiagem, sempre retire antes de dormir, pois ela se torna uma grande vilã se não retirada corretamente. Ela entope os poros e facilita o aparecimento das espinhas.
4-Faça regularmente limpeza de pele.
5-Use produtos de acordo com seu tipo de pele. Se nada disso resolver procure um dermatologista para saber quais produtos deve utilizar, pois o que é bom para um pode não ser bom para outro, já que cada um tem um determinado tipo de pele.
Os dermatologistas enfatizam que a doença deve ser tratada caso a caso e alertam que a prevenção é a maneira mais correta evitá-las. O ideal seria que todos tivessem condições de consultar um médico periodicamente, mas, nem sempre isso é possível. Então, devemos seguir as recomendações desses profissionais para podemos conviver mais felizes, sem as incômodas acnes.