domingo, 16 de janeiro de 2011

Confusa teoria

CRÔNICA
Por Rodolfo Pereira 2 Ano B
Estou encabulado com a tarefa de fazer uma crônica, afinal, por mais que a professora explicou, não consegui entender muito bem, daí, veio-me uma ideia de  criar uma situação do cotidiano, porém, com ela mesma como personagem principal.
Até hoje, quando lembro, acho engraçada aquela situação. Para minha sorte, ela não riu e até achou normal, porém, confesso que depois do caso resolvido, senti-me um perfeito idiota.
Minha professora de português era ótima, sabia que poderia contar com ela, então, quando me vi em apuros para apresentar um seminário de geografia, foi a ela que recorri, era sobre a teoria de Ratzel.
Talvez por não ser dos mais atenciosos da sala, ao pegar com a professora de geografia minha parte na discussão, lá estava: Teoria de Ratzel. O que me veio à cabeça? Descobrir o que significava exatamente essa palavra. Corri para os dicionários, olhava por todos os lados e não encontrava, as horas iam se aproximando e eu ali, aflito sem saber o que fazer. Cansado de procurar, tentei uma segunda opção. Imaginei! A professora de Português vai poder me ajudar! Peguei o dicionário e o caderno e fui procurá-la. Ela estava em aula, interrompi, chamei-a à porta.
Ela, que não gosta de perder tempo na sala de aula, olhou com ares de quem tinha pressa, fui logo dizendo: Professora, o que significa a palavra Ratzel? Ela estranhou a palavra e disse-me. Deixe-me ver o contexto. Apresento-lhe o livro e ela dá um leve sorriso e diz: Rodolfo, Ratzel é um teórico, alguém que defendeu uma ideia, uma teoria, não se trata de palavra e sim de um nome próprio. Meus Deus! Como fiquei desapontado! Era muita burrice de minha parte. Mas, ela não achou isso, pelo contrário, na hora do recreio foi pesquisar a tal teoria e levou até minha sala, eu já estava lá na frente, pronto para apresentar. Fui salvo naquele exato momento.
Uma coisa aprendi, nunca mais esquecerei a teoria de Ratzel, aliás, faço questão de colocá-la aqui: A teoria de Ratizel foi influenciada pela teoria da evolução de Charles Darwin. Essa corrente de pensamento definia a geografia como uma ciência que estuda as relações entre elementos heterogêneos na superfície terrestre, tanto os naturais quanto os sociais. Mas ele foi também o primeiro a propor a constituição de um ramo da geografia especificamente dedicado ao estudo do homem na sua interação com a natureza, ao qual ele denominou "antropogeografia". Assim, Ratzel é considerado por muitos o fundador da moderna geografia humana, sendo responsável também pelo estabelecimento da geografia política como disciplina
 Após essa observação acabei entendendo que isso é apenas teoria e não uma palavra. Com essa teoria ou com essa explicação, consegui aprender e até explicar aquela e outras teorias. Valeu professora! Se até agora, tenho que agradecer alguém por muitas explicações na sala de aula e fora dela, devo agradecer a ela. Isso sim é professora!

Um comentário:

  1. Rodolfo, esse menino cresceu... Mas, infelizmente não conseguiu avançar para a série seguinte, porém, não tenho dúvidas de que vsi levar os estudos muito a sério, mais maduro, irá para o terceiro ano muito mais preparado. Parabéns pelo texto Rodolfo, auxiliar os alunos é nosso dever e obrigação. Obrigada!

    ResponderExcluir