domingo, 16 de janeiro de 2011

Meus oito anos

Crônica
Por Karina Norback
Ah! Meus oito anos!!!
Que saudades daquela época! Daquele tempo que não volta mais.
Meu Deus! Como era bom quando chegava à tardezinha e eu saia de casa em casa convidando os amigos pra jogar bola na rua. Não havia preconceitos, eram meninos e meninas, tudo junto mesmo.
Minha cidade era ainda bem pequena e a rua de minha casa era bem deserta, quase sem movimento e a gente podia brincar sem medo dos carros ou outros perigos e durante as brincadeiras, prestigiávamos o voo rasante das araras e periquitos que cantarolavam ao entardecer e assistíamos a solene marcha dos cavalos guiados por seus condutores. Antes mesmo de amanhecer, já ficava esperando pela tarde, ansiosa pelas novas brincadeiras. Chegava da escola e ia correndo brincar, saltitando de felicidade. Minhas brincadeiras preferidas eram: queimada, pega-pega e elefante colorido, dentre outras que já não existem mais. Como era bom! Que dias gloriosos e horas preciosas!
Enquanto a criançada brincava, os pais também se reuniam em frente a casa de uma das crianças e aproveitavam para conversar enquanto davam uma “olhadinha” nos filhos. Detalhe, essa reunião familiar era revezada de maneira que a cada dia um visitava o outro. Aquilo sim era qualidade de vida, as pessoas tinham tempo para jogar conversa fora.
Mas, o tempo foi passando e eu crescendo e assistindo atônita ao progresso de minha cidade que crescia assustadoramente e de repente, fomos perdendo de vista os pássaros, os carros foram tomando o lugar dos carroceiros e com isso, as ruas ficaram movimentadas e os pais diziam que era perigoso brincar na rua, já não autorizavam mais, também, a gente não queria mesmo, acho que era porque estávamos crescendo também.
Enquanto Tangará da Serra ia se apresentando de cara nova, alguns amigos iam se mudando e aos poucos fomos perdendo contato, outros, fizeram novas amizades e hoje, raras vezes, os que ficaram se veem, pois agora não temos mais tempo para brincadeiras, os tempos mudaram e nós crescemos e as responsabilidades aumentaram, virou tudo uma chatice e podemos perceber que as crianças de 8 anos não brincam mais como brincávamos, são sedentárias e acreditam que um computador é divertido, é uma pena que não usufruíram e nem usufruirão das delícias que vivemos.
Agora, chego em casa cansada de fazer nada, durmo tarde e acordo cedo e passo a maior parte do tempo sozinha, mas, no fundo eu gosto! É o jeito aceitar. Resta-me lembrar do tempo em que tinha oito anos e ficar feliz com o crescimento e progresso de minha bela cidade e dizer que ainda tenho o privilégio de ver pelo menos um bando de periquitos emitindo sons em pleno centro da cidade, e com tristeza dizer que em nome do desmatamento e queimadas, os tangarás que deu origem ao nome da minha querida cidade já não existem mais.

Um comentário:

  1. Karina, menina fantástica!! Com postura acadêmica, apresenta trabalhos e executa trabalhos como uma universitária de primeira. Parabéns por tudo!!

    ResponderExcluir