sábado, 19 de maio de 2012

Leitura é vida e o que fazemos na vida ecoa na eternidade

Por Matheus Xavier dos Santos - II Ano B

Foi em uma bela quarta-feira que fomos à feira-de-livro, na parte da manhã tudo estava muito bom e tranqüilo, ventava muito, o sol brilhante como sempre e os pássaros cantavam suas belas canções que poucas pessoas deixam entrar na alma, e entre essas estão os apaixonados, havia poucas nuvens no céu, e a movimentação de carros e motos era muito grande, mas mesmo os carros poluindo e tudo mais, o dia não deixava de ser maravilhoso.
Eu havia saído mais cedo da escola devido à ausência da minha querida professora Maria Elena, infelizmente fazia alguns dias que eu não a encontrava. Portanto, ao sair da escola, fui direto para minha maravilhosa e abençoada casa, ao chegar lá, sentei e fiquei pensando nas coisas boas da vida, como a paixão para me fortalecer e ganhar mais ânimo, até que me recordei de que tinha muitos compromissos e não podia ficar parado, então, fui imediatamente à casa dos meus velhos e bons amigos que conheci na quinta série na escola João Batista, pois estávamos sempre juntos. Temos um tipo de aliança muito forte, sofremos juntos, nos divertimos juntos, às vezes nos perdemos, mas nos ajudamos uns aos outros quando é necessário, nos aconselhamos, discutimos, pensamos, jogamos, lutamos, enfrentamos e vencemos, sempre todos juntos.
Há alguns dias atrás havíamos combinado de irmos todos juntos à feira-do-livro, então, eu fui primeiro na casa do William Rezende, e no caminho encontrei a pessoa que amo, e isso me deu uma força de liberdade, coragem, esperança, determinação e amor, enfim, fiquei como se fosse uma mistura de leão com falcão. Voltei em mim e logo depois fui à casa do Adrian, esse é aluno do 2º A, depois fomos à casa do Marcelo que é do 1ºC, e combinamos de irmos à feira do livro às dezesseis horas daquele dia, 02 de maio de 2012. Na maravilhosa quarta-feira, passei na casa de um do meu amigo Mileno Júnior, que também é do I Ano, mas, esse é do A, mas, infelizmente ele tinha outro compromisso e por esse motivo não poderia ir conosco.
Na hora combinada fomos à feira do livro, no caminho de nosso destino, estávamos conversando sobre a vida, fomos andando a pé, e isso fez com que a conversa fosse longa. Fomos para a Escola 29 de Novembro, conforme nossa dedicada professora Marie Elena nos pediu, uniformizados, representando a escola Professor João Batista, uma escola excelente, pois tem muitos professores e alunos dedicados, e os métodos de ensino são perfeitos.
Muitas pessoas pensam que são escolas bonitas e grandes que fazem os alunos serem bons e crescerem, mas estão completamente enganadas, não são reformas, nem pinturas que fazem um colégio ser bom, e sim os alunos e professores presentes nele, e são os alunos que adquirem o conhecimento, não são as paredes, não são os tetos e nem ventiladores, são os alunos e professores que valem, esses que são importantes em uma escola, pois eles ensinam e aprendem, erram e acertam, pois se cometermos um erro e não corrigirmos é o mesmo que cometermos uma nova falta, por isso que digo, são os alunos e professores dedicados que movem o mundo e não as paredes de uma escola.
Ao chegarmos à feira, entramos e fizemos nossas observações, vimos muitos livros, tinha de todos tipos: romance, aventura, drama, ação, terror, e outros de mitologia e ficção, tinha uma banca destinada ao Diário da Serra, mais para os fundos tinha dois policiais e algumas pessoas fantasiadas de palhaço tocando violão e uma banca com diversos livros infantis e outra com diversos tipos de equipamentos de computador, como placas, fones de ouvido, jogos, etc.
 O evento estava ocupando quase toda a quadra de esporte da escola, havia muitas pessoas por todos os lados, algumas estavam sentadas na arquibancada, outras estavam mais interessadas nos bons e importantes livros, super importante, pois  os livros não nos fornece só as informações que tiramos dele, porque quando uma pessoa ama leitura como eu, essa pessoa leva  sua imaginação a um nível tão alto que são poucos os outros prazeres que alcançam, pois quando estou lendo, parece até que estou vivenciando a história, é como se eu fosse o personagem, é uma sensação incrível, e os livros me dão paz e conforto, “o mundo sem livro seria um desastre”.
A leitura ajuda as pessoas a desenvolver seus conhecimentos, sua fala, sua visão do mundo, e quando a leitura penetra na alma, é como o amor, ela deixa o homem feliz, assim como o amor, mas isso depende do assunto que está sendo lido, mas é isso mesmo, a sensação é semelhante à paixão, e o homem que lê vale por mais que o dobro daquele que não lê ao seu redor, e acredite, é devido à dedicação aos livros. O ser humano tem a capacidade de se comunicar com o livro, geralmente o homem tem suas dúvidas, e muitas vezes é uma coincidência as respostas encontradas, o homem tem mais valor devido ao amor, conselhos, sabedorias, que ele consegue captar do livro, pois ele passa a ter uma visão totalmente diferente em relação a tudo, principalmente, ao amor, e acredito que não basta a pessoa ler, ela pode ler um milhão de livros, mas nada vai adiantar se ela não se concentrar e tentar retirar as informações boas do livro, isto é leitura, é você ver o mundo de uma maneira diferente e entendê-lo diferente, é você observar as coisas ocultas, que somente o espírito consegue enxergar, cuja leitura é uma maneira de analisarmos e compreendermos os fatos, utilizando a força do coração e da alma. Eu acredito assim, e creio que não sou o único, portanto, as pessoas deveriam se despertar para a leitura, pois assim estarão despertando para o amor, para a determinação, para a razão, para o conhecimento, para o fortalecimento, para a Vida, todos devem  ler, assim como todos devem amar, assim como todos devem viver.
Estou frequentemente lendo, não paro e não irei parar enquanto meu coração não parar, acredito que até lá irei ter lido o básico, pois o conhecimento que os livros nos traz é infinito, e custe o que custar, sempre vou ler, ainda que ficasse cego, usaria um outro dom que Deus me deu, que é o tato, e se perdesse, usaria meus ouvidos e se perdesse tudo isso e até mesmo a vida, teria outra obra divina, e essa eu não perco, essa é a minha alma, o que fazemos na vida ecoa na eternidade, Deus nos deixou o livro mais sagrado, justamente para lermos.
Quando leio, aprendo com os erros dos personagens, assim como em minha sociedade e muitas outras, gosto muito de ler livros de romance, aventura e ação, e muitos outros, basicamente todos, mas esses são meus prediletos, quanto mais leio, mais animado me sinto, mais resistente, mais sábio, mais humano. Muitos dizem que só aprendemos com os nossos erros, eu discordo, pois o “sábio não aprende apenas com seus erros, e sim com os erros de seus irmãos”.
Depois de um tempo observando, fomos embora e resolvemos nos divertir, fomos ver um filme e tomar tereré, eu havia estudado antes de irmos para a feira do livro, portanto, resolvi “aproveitar a vida, mas tudo tem limite, até mesmo para ler, já em relação ao amor é diferente, nossa mente precisa de descanso, as pessoas para viverem bem, tem que fazer de tudo um pouco, estudar, praticar esporte, trabalhar, mas, sobretudo, dedicar um tempo à família e fazer amigos, enfim, devem ser humanos, e para isso é imprescindível amar, pois o Amor purifica e dá um novo encanto ao prazer para aqueles que amam por toda a vida, e o coração em vez de gastar-se e envelhecer, remoça como a natureza quando volta cada primavera.
 Uma pessoa pode ler várias vezes um conteúdo e depois fazer uma prova e não ser aprovado, porém, não deve desistir até conseguir, pois, “A verdadeira glória não reside no fato de nunca cairmos, e sim de levantarmos sempre depois de uma nova queda”. Infelizmente meu amigo Nícolas não pode ir conosco e perdeu o grande evento.

Um comentário:

  1. Um dos textos mais belos que já li. Eis um poeta recém descoberto. Matheus Parabéns pelo texto, por ser amante da leitura, pelo dom da escrita e pela educação e respeito que tens para com todos. Deus o conserve!

    ResponderExcluir